CM de Silves participa em Aula Aberta sobre o "Escaravelho das Palmeiras"

Regionais
Tools
Typography

O Município de Silves estará representado numa aula aberta que terá lugar no Salão Nobre o Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, no próximo dia 25 de janeiro e que terá como tema central o que está a ser feito para combater o escaravelho das palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus).

O Técnico da autarquia João Garcia apresentará a comunicação “A gestão de Rhynchophorus ferrugineus no Município de Silves”, dando nota das estratégias pioneiras usadas por esta autarquia no combate a esta praga que tem dizimado milhares de plantas. Refira-se que, desde que apareceram as primeiras plantas afetadas por este inseto, a Câmara Municipal de Silves (CMS) tem trabalhado no sentido de reduzir os seus efeitos e de manter um trabalho de vigilância constante, fator essencial para a erradicação desta praga, estando, neste âmbito, os serviços técnicos da CMS, disponíveis para prestar todo o apoio possível.

Recorde-se que sendo esta praga originária das zonas tropicais da Ásia e Oceânia, a mesma propagou-se pela Europa desde o início dos anos 90, tendo atingido Portugal, e mais concretamente o Algarve, desde 2007, dizimando na região inúmeros exemplares de palmeiras (Phoenix Canariensis).

No caso concreto do concelho de Silves a estratégia adotada teve por base a luta preventiva e curativa no tratamento desta praga, através da utilização de produtos biológicos, fatores que permitiram alcançar resultados relevantes na recuperação de palmeiras já afetadas, assim como na estabilização do desenvolvimento e propagação da praga em todas as palmeiras de domínio público.

Fonte: GRP do Mun SilvesAulaEscaravelho

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS