Nasce a nova "Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão"

Regionais
Tools
Typography

No passado dia 9 de Novembro firmou-se a escritura pública da nova "Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão" sendo este acto celebrado no dia seguinte num repasto serrano na Cooperativa Agrícola dos Montes Novos onde marcaram presença mais de meia centena de pessoas.

Esta Confraria nasce de um sonho mas acima de tudo materializou-se pela paixão e vontade comum de um grupo de pessoas em preservar, defender e promover a cultura, biodiversidade e gastronomia da Serra do Caldeirão.

A Serra do Caldeirão detém na sua história e essência inúmeras tradições, culturas e riquezas gastronómicas milenares que tendem a perder-se com o tempo.

“Dona” de uma biodiversidade que a torna única e palco de uma beleza natural inigualável oferece ainda uma diversidade de produtos autóctones, sazonais e não só que compõem a boa gastronomia algarvia, saudável e mediterrânica.

Neste mesmo sentido este projeto pretende defender, preservar e divulgar todas as histórias, tradições, culturas e gastronomia da nossa serra, bem como atuar junto das novas gerações para que sintam, interiorizem e vivam toda esta riqueza no sentido de contribuírem para a sua continuidade no tempo.

A Confraria conta com cerca de 40 confrades aderentes que serão entronizados a confrades efetivos no 1º Capítulo que se realizará no mês de Maio em São Brás de Alportel.

A Comissão Instaladora da Confraria é composta por 4 elementos (Gonçalo Mesquita, Marlene Guerreiro, Cláudio Lima e Ivo Belchior Dias) e será apadrinhada pela Confraria do Atum (Vila Real de Santo António) e pela Confraria do Medronho – Os Monchiqueiros (Monchique).

A confraria tem definido estatutariamente que as Câmara Municipais que abrangem a área geográfica da Serra do Caldeirão (Alcoutim, Almodôvar, Loulé, São Brás de Alportel, Silves e Tavira) são consideradas automaticamente confrades de honra visto serem entidades que na sua essência e ação diária vão ao encontro dos objetivos desta confraria.

Finalmente conta também no seu arranque com apoios e parcerias de diversas entidades onde se destacam a Associação In Loco e o Agrupamento 1330 - SBA dos Escuteiros.

Fonte: Confraria Serra CaldeirãoConfrariaGastronomica2ConfrariaGastronomica3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS