Lagos e o seu Espaço Público

Regionais
Tools
Typography

É já no próximo dia 6 de dezembro, pelas 17 horas, que decorrerá uma mesa redonda sobre “a utilização do espaço público” na cidade de Lagos. Será na Biblioteca Dr. Júlio Dantas, é mais um Encontro de 5ª Feira do ciclo “viver em comunidade” e integra-se na troca de ideias sobre “Lagos, a nossa Cidade”, em torno do Ambiente.

Sabe-se que a limpeza urbana, incluindo a das praias e sua orla – varredura manual, varredura mecânica, contentores, papeleiras, ajardinados, valetas e bermas da estrada, margem das ribeiras – está repartida por quatro entidades e continua a merecer reparo.

Muitos pensam que, quando se fala neste domínio da “educação ambiental”, não será tanto nas escolas, mas junto dos adultos, que se deverá intervir. Acha que, nesse sentido, as faturas da água passem a incluir instruções para as pessoas seguirem, relativamente a monos, verdes, entulhos, etc., além da separação do lixo diário doméstico, segundo as categorias práticas?

Sabe-se que o Município de Lagos é um dos cerca de cinquenta municípios portugueses que aderiram ao programa da “Agenda 21”, que tem um sistema de avaliação muito exigente, e é tido como o terceiro do Algarve.

Mas, quando chega à prática, ainda há muito a fazer, por ser uma questão de estratégia e de supervisão e pela limitação de recursos. Será boa ideia a criação de um local onde moradores e comerciantes do centro da cidade entreguem o seu lixo, em substituição de alguns dos espaços para o efeito que ainda permanecem na via pública? E que dizer da sugestão de criação de uma equipa de zeladores, que percorra diariamente a cidade e alerte os serviços para as falhas detectadas?

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm, na Internet e nos próprios serviços, espaço apropriado para os munícipes apresentarem reclamações e sugestões. O Grupo dos Amigos de Lagos também endereçará às entidades competentes todos os contributos dos seus sócios, para que, todos empenhados em “viver em comunidade”, a cidade se torne cada vez mais agradável para residentes e visitantes.

Fonte: Grupo Amigos de LagosEspacoPublicoLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS