Odiana | Balanço Fórum de Caminhadas e Turismo de Natureza

Regionais
Tools
Typography

A Associação Odiana, conjuntamente com o Município de Alcoutim, lançaram no dia 30 de novembro o «Fórum de Caminhadas e Turismo de Natureza», uma iniciativa de sucesso, que reuniu ontem cerca de 70 participantes para debater este nicho turístico, cujo potencial pode garantir a atratividade turística da região durante todo o ano.

A abertura do Fórum foi realizada por Osvaldo Gonçalves, Presidente do Município de Alcoutim, que falou na crescente aposta do Município neste segmento, e por João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), que se congratulou com as diversas iniciativas de que o Algarve já dispõe, felicitando o Município de Alcoutim por eventos como o «Festival de Caminhadas» e o «Festival do Contrabando», referindo que este último “consegue granjear cerca de 20 mil pessoas e unir Portugal e Espanha”. Apelou ainda aos vários atores locais, regionais e nacionais, no sentido de encarar o Turismo de Natureza como um claro exemplo de combate à sazonalidade da região, salientando que “há que ultrapassar a mentalidade de alguns velhos do Restelo”.

A iniciativa contou com presenças de entidades, empresas e stakeholders incontornáveis nesta matéria. Cláudia Ruivinho da RTA apresentou o programa Cycling & Walking Algarve destacando a crescente evolução do mesmo e garantindo estarem reunidas as condições base para este segmento. A Cooperativa QRER, através de João Ministro, apresentou a «Algarve Walking Season» - um conjunto de três festivais de caminhadas, assegurando “que há espaço para o surgimento de mais”. Para 2019 avançou desafios como “caminhadas inclusivas, novas temáticas, maior valorização do património e geminações com festivais de outros continentes”. Patrícia Malheiro da Biosphere abordou diferentes paradigmas, alertando que devem ser criadas ofertas qualificadas e desafiantes, mas sempre à medida do segmento. “Genuinidade, autenticidade e o despertar dos sentidos são os parâmetros que garantem a experiência que o atual turista procura”, garantiu a oradora.

A parte da tarde do «Fórum» foi consignada aos exemplos mais práticos do segmento. Juan Carlos Alvarez apresentou o «Tenerife Walking Festival» e comprovou que a ilha, famosa pelo binómio sol e praia, “pode e deve ser mais que isso, aliás há espaço para tudo”. O exemplo de uma ilha com 50% do território em Espaço Natural Protegido e 1500 km’s de percursos pedestres. José Rabasa da empresa ITINERANTUR em Castellon, Espanha, abordou os conceitos de Slow Tourism, os princípios do turismo ativo e responsável, as caminhadas interpretativas e programas de educação ambiental aliados às caminhadas. Para terminar, Sílvia Madeira da entidade promotora do evento, falou da Odiana enquanto entidade responsável pela criação no Baixo Guadiana de 135 km´s de percursos pedestres de pequena rota e, mais recentemente, da Grande Rota do Guadiana, destacando o conjunto de ações promocionais que está a ser preparado.

Ontem, dia 01 de dezembro, a iniciativa continuou mas em evento fechado, destinada apenas a operadores turísticos, jornalistas e bloggers convidados, realizando uma visita temática a Alcoutim com passeio de barco pelo Guadiana, caminhada na Grande Rota do Guadiana (GR15), uma «Tarde com o Pastor», almoço tradicional e observação astronómica.

Recorde que o objetivo deste fórum foi contribuir para o desenvolvimento sustentado do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana, sobretudo no que concerne ao interior do território. A meta foi conhecer e trocar experiências de forma a criar, melhorar e/ou consolidar a oferta, tornando a região mais competitiva e combatendo a sazonalidade. Este evento veio a demonstrar a importância crescente do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana, aliando as potencialidades naturais ao património cultural, histórico, ao desporto e ao bem-estar, bem como a todas as atividades empresariais que exploram o turismo sustentável neste «outro Algarve».

A sublinhar que o Fórum surgiu no âmbito do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural - uma iniciativa Odiana, apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

Para mais informações consulte: www.facebook.com/associacaoodiana/ ou www.cm-alcoutim.pt

Fonte: Associação OdianaForumCaminhadas1ForumCaminhadas3ForumCaminhadas

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS