Município de Loulé vence "Rota pela Floresta" com plantação de 5000 árvores

Regionais
Tools
Typography

Um ano depois, a Câmara Municipal de Loulé, representada pelo seu presidente, Vítor Aleixo, recebeu, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, o primeiro lugar do projeto “Rota pela Floresta 2018”, como reconhecimento pela realização da mega ação de sensibilização e plantação de 5000 árvores, em 2017.

A “Rota pela Floresta” pretendeu constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias (municípios e freguesias), com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta. Estruturou-se em torno de uma atividade que visava ainda promover a mobilidade sustentável, e pôr em prática o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.

Neste seguimento, a ação em Loulé reuniu 300 voluntários, e integrou o projeto “Do CO2 ao O2”, tendo sido convidadas a participar as Eco-Escolas do Concelho. De forma a incentivar todos os participantes para uma mobilidade mais segura e sustentável, os alunos deslocaram-se de bicicleta e/ou de transporte coletivo de passageiros, da escola até ao local onde foi dinamizada a ação de plantação de espécies arbóreas e arbustivas. O percurso foi guiado por técnicos da Autarquia e acompanhado pelas autoridades.

O prémio recebido inclui diversos materiais de sensibilização que enriquecerão, com toda a certeza, as ações de educação ambiental realizadas pela Autarquia.

De referir que "Reforçar os Espaços Verdes e Promover Soluções e Iniciativas de Sustentabilidade Ambiental Relacionadas" é uma das 28 Opções de Adaptação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé.

Os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé acreditam ser “essencial apostar na reflorestação do território como resposta aos incêndios que têm atingido a floresta, de forma a combater os desequilíbrios no ecossistema e a manter a sustentabilidade ao nível da fauna e flora”. Depois desta e de outras ações de plantação, para o executivo municipal o prémio “vem enaltecer o trabalho que tem sido desenvolvido no Concelho de Loulé tendo em vista o compromisso assumido no âmbito da adaptação às alterações climáticas”.

Fonte: GAP da CM LouléRotaFloresta1RotaFloresta3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS