Nuno Graça apresenta Exposição Fotográfica "QuarteirÀdentro" no CECAL

Regionais
Tools
Typography

Vai estar patente ao público de 23 de novembro a 29 de dezembro, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, no Parque Municipal, “QuarteirÀdentro”, da autoria do fotógrafo Nuno Graça.

Esta exposição fotográfica pretende levar o observador numa viagem ao interior da cidade, onde o detalhe da arquitetura tradicional, casario branco, com casas pequenas com açoteias e quintais virados para dentro, ruas estreitas, por onde ainda se encontram algumas pinceladas de cor, no revestimento de algumas paredes com azulejo, nos grafitis nas velhas paredes ou em alguns muros da cidade.

Outro aspeto a evidenciar nesta exposição é a tranquilidade que a interioridade de Quarteira possui. A cidade à noite, misteriosa, serena e iluminada vista do mar, exalta a localidade, em contraste com a azáfama dos barcos, a algazarra das gaivotas estridentes, barcos que noite e dia, entram e saem da doca, asas que se agitam esvoaçando num bailado.

Do mesmo modo, não podia deixar de mostrar a presença das artes e ofícios associados à identidade piscatória, do remendar das redes, aos calafates, as mãos vincadas pelo tempo e trabalho árduo dos homens do mar.

As imagens procuram mostrar ainda a importância da religião nesta comunidade, onde a reverência à Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, está presente logo à entrada do Porto de Pesca de Quarteira. Nas celebrações religiosas, nas procissões, nas varandas decoradas em honra da Padroeira.

Esta exposição abre as portas à história da cidade, de sala em sala, parede em parede, a identidade da localidade revela-se em cada imagem, e em simultâneo a vida e a realidade muito própria da cidade de Quarteira.

“O discurso real da cidade emerge vivo, inunda o universo do lugar e não-lugar, cidade concreta e cidade imaginária, criando a identidade do local.” (Nuno Graça)

Esta iniciativa pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, e aos sábados, das 10h00 às 16h30. A inauguração acontece no dia 23 de novembro, pelas 18h00.

A entrada é livre.

Fonte: GAP da CM LouléExpoQuarteirAdentro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS