Baixo Guadiana | Workshop e Saída de Campo de Ornitologia

Regionais
Tools
Typography

A Odiana acaba de abrir as inscrições para um Workshop e uma Saída de campo na temática da ornitologia já no próximo dia 17 de novembro. A iniciativa conta com presenças de peso, como os ornitólogos Gonçalo Elias e Agostinho Gomes. O objetivo é potenciar a observação de aves no Baixo Guadiana.

O dia 17 de Novembro (sábado) será dedicado à avifauna do Baixo Guadiana com um evento bastante completo, cujo intuito é promover o potencial da ornitologia do território. Na parte da manhã, entre as 10h e as 12h30, o Workshop, tendo como cenário a Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António, onde irá decorrer uma exposição de fotografia e uma palestra com o reconhecido ornitólogo Gonçalo Elias. O especialista e Sócio fundador da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) já colaborou em oito Atlas ornitológicos e é autor/coautor de quinze livros sobre as aves portuguesas.

Seguidamente, a componente mais prática do workshop, está reservada ao fotógrafo vila-realense Agostinho Gomes, cujas fotografias são frequentemente utilizadas em diversas publicações institucionais e particulares entre as quais o ICNF, Municípios e SPEA, sendo membro da Associação dos Fotógrafos Amadores de VRSA– ¼ Escuro. Na parte da tarde, pelas 14h30 realiza-se a segunda parte do evento: a Saída de campo nas Salinas do Cerro do Bufo em Castro Marim, espaço privilegiado por albergar centenas de espécies. As inscrições para o workshop e saída de campo realizam-se até 15 de novembro através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 281 531 1 71.

Esta iniciativa pretende impulsionar a prática desta atividade, bem como fomentar um reconhecido nicho turístico e com um enorme potencial de desenvolvimento no território do Baixo Guadiana, seja no Parque Natural da Ria Formosa ou na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA. A sublinhar que no âmbito do projeto PROMOTURIS, a Odiana encontra-se atualmente a preparar um guia, que para além de técnico, é informativo e promocional, de ornitologia no Baixo Guadiana, com tradução em vários idiomas. A meta é efetivamente criar uma verdadeira ferramenta de promoção interna e externa de birdwatching.

Recorde que esta iniciativa é uma organização da Associação Odiana, com a colaboração do Ornitólogo Agostinho Gomes, no âmbito do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural - uma iniciativa Odiana apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

Para mais informações consulte www.facebook.com/associacaoodiana

NOTAS CURRICULARES DOS PALESTRANTES:

Gonçalo Elias nasceu em Lisboa em 1968. Dedica-se à observação e ao estudo das aves desde Dezembro de 1987. Tem uma ampla experiência de campo, aliada a um bom conhecimento do território, tendo já visitado todos os concelhos de Portugal Continental e quase todos os das ilhas, bem como mais de 30 países, distribuídos por quatro continentes, com o intuito de observar aves selvagens. Colaborou em oito atlas ornitológicos em Portugal, Espanha e Tanzânia. É autor ou coautor de quinze livros sobre as aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar, incluindo: Guia das Aves de Lisboa, As Aves do Estuário do Tejo, Atlas das Aves Invernantes do Baixo Alentejo, A Birdwatcher’s Guide to Portugal, As Aves do Estuário do Sado, Aves de Portugal – Ornitologia do território continental, Birds of the Algarve and Southern Alentejo – An Annotated Checklist e Birding hotspots in the Algarve, bem como de diversos artigos publicados em revistas da especialidade. Sócio fundador da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a cuja Direção pertenceu entre 1999 e 2002. Foi coordenador do CPR – Comité Português de Raridades entre 2002 e 2006. Desde 2007 promove a atividade de observação de aves usando as novas tecnologias de informação e comunicação, sendo fundador e administrador do Fórum Aves (a maior comunidade online de observadores de aves em Portugal), lançado em Julho de 2007, bem como fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info, lançado em Janeiro de 2008. No âmbito deste portal tem organizado, desde 2011, cursos online gratuitos, com o objetivo de promover, junto da comunidade lusófona, o desenvolvimento de competências de identificação das aves selvagens de Portugal. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (IST, 1991) e possui um MBA em Gestão de Empresas (UNL, 1996), sendo igualmente formador profissional certificado pelo IEFP.

Agostinho Gomes, nasceu em Castro Marim em 1963. Fotografa e observa aves desde 1987, e, desde então tem dedicado o seu tempo livre, principalmente, às aves existentes na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. As suas fotografias sobre avifauna são frequentemente utilizadas em diversas publicações institucionais e particulares, entre as quais se destacam: ICNF, Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, Câmara Municipal de Castro Marim, Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Associação Odiana, Parque Natural da Ria Formosa, Parque Ambiental de Vilamoura, SPEA. É Membro e colaborante na Associação dos Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António – ¼ Escuro.

Fonte: OdianaWorkshopOrnitologiaWorkshopOrnitologia2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS