Biblioteca Municipal de Faro | Vamos falar de criaturas assustadoras portuguesas

Regionais
Tools
Typography

O escritor Nuno Matos Valente vai estar na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa no dia 14 de novembro, para apresentar o seu livro “Bestiário Tradicional Português”, uma mini-enciclopédia que descreve e ilustra cerca de 40 criaturas fantásticas do imaginário popular português, como a Maria Gancha, o Homem das Sete Dentaduras, os Trasgos, Maruxinhos e Moiras Encantadas, entre outras.

Esqueçam o Halloween, os vampiros, e os zombies. Neste livro, só falamos de criaturas portuguesas. Quem são as Moiras Encantadas? Onde vivem? O que faz a Maria Gancha no fundo do poço e os Maruxinhos nas ruínas do castelo? Aquele som lá ao longe, na encruzilhada, será um Lobisomem ou um Tardo? Nuno Matos Valente recolheu e Natacha Costa Pereira ilustrou cerca de 40 criaturas que “habitam” o nosso território, produzindo a mais completa pesquisa de criaturas míticas tradicionais portuguesas.

Este bestiário ilustrado contém informações detalhadas sobre os hábitos e características de cada criatura genuinamente portuguesa, de acordo com extensa recolha oral e com referências nas obras de Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso, Alexandre Herculano, Júlio Dinis, Teófilo Braga, entre outros.

As sessões às 10h00 e 14h00 são dirigidas a alunos das escolas de 1º ciclo do concelho, mediante inscrição prévia. Às 18h00 a sessão é para pais e filhos e todos os que gostam de ouvir histórias assustadoras, com entrada livre.

Fonte: GRP da CM FaroBestiarioTradPortugues

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS