Faro acolhe Jornada dedicada aos Jovens Empresários e à Mobilidade Transfronteiriça

Regionais
Tools
Typography
  • Confederação de Empresários da Andaluzia organiza jornada empreendedora com a colaboração e o apoio da AJE - Associação de Jovens Empresários da Andaluzia e da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
  • O propósito central da iniciativa é analisar as vantagens e barreiras que existem para a criação e o desenvolvimento de empresas e a geração de novos postos de trabalho na zona fronteiriça da Andaluzia e do Algarve
  • Jornada empreendedora contempla dois painéis temáticos, uma mesa redonda e um momento de networking com os empresários instalados no Centro de Incubação da ANJE em Faro
  • Reunião entre a ANJE e a AJE, a realizar no dia 7 de novembro nas instalações da ANJE em Faro, dá o pontapé de saída nos trabalhos de reflexão e diálogo da jornada do dia seguinte e visa analisar as relações empresariais e laborais na Andaluzia e no Algarve

A Confederação de Empresários da Andaluzia, com o apoio da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e da AJE – Associação de Jovens Empresários da Andaluzia, organiza a jornada “Jovens Empresários e Mobilidade Transfronteiriça” no próximo dia 8 de novembro, nas instalações do Hotel Eva em Faro. A iniciativa propõe uma reflexão sobre as vantagens e as dificuldades sentidas no lançamento e no desenvolvimento de negócios e na criação de emprego no eixo geográfico Algarve-Andaluzia. A participação é gratuita e os registos podem ser efetuados online - www.anje.pt/portal/anje-jornada-jovens-empresarios-e-mobilidadetransfronteirica.  

A jornada “Jovens Empresários e Mobilidade Transfronteiriça” está enquadrada no Programa EURES da Comissão Europeia e pretende analisar, de um ponto de vista eminentemente prático, as experiências das empresas que operam na Andaluzia e no Algarve. Em perspetiva na sessão estarão os obstáculos que existem atualmente para a criação e manutenção de negócios nesta região, bem como os benefícios e os desafios existentes na criação de emprego. Para tal, serão apresentadas diferentes experiências empresariais portuguesas e espanholas distribuídas por dois painéis temáticos e uma mesa redonda de debate.

O financiamento, os recursos humanos e as diferenças de comportamentos na gestão empresarial em Portugal e Espanha estarão em foco nestas reflexões temáticas que vão reunir os contributos de oradores como: Andrés Blanco Rodríguez (Presidente da APYME - Associação da Pequena e Média Empresa de Ayamonte); Miguel Caldeira Cabral (Diretor Comercial da Fonte Viva-Acquajet Iberia); Jorge Martins (Diretor do Negócio Ibérico no NOVOBANCO); Jorge Orihuela Orellana (Chefe de Divisão de Capacitação Profissional da EXTENDA - Agência Andaluza de Promoção Exterior) ou José Lages Anastacio (Gerente de XL Conta Consultores).

Durante a sessão está ainda previsto um momento de networking que vai facilitar o contacto entre os empresários instalados no Centro de Incubação da ANJE em Faro e os participantes e oradores da jornada.

Jornada completa trabalho de diálogo iniciado pela ANJE e a AJE

O trabalho de cooperação, reflexão e diálogo da jornada “Jovens Empresários e Mobilidade Transfronteiriça” arranca no dia anterior (7 de novembro) com uma reunião privada entre a ANJE e a AJE. O encontro privado decorrerá nas instalações da ANJE em Faro e visa analisar as relações empresariais e laborais da Andaluzia e do Algarve. Hugo Vieira, Diretor Nacional da ANJE, realça a importância desta jornada dupla para os objetivos e a estratégia da Associação: “É com enorme entusiasmo e expectativa que encaramos esta reunião com a Associação de Jovens Empresários da Andaluzia e a oportunidade de participarmos na organização da jornada internacional da Confederação de Empresários da Andaluzia”.

“Trata-se de uma jornada dupla muito importante para afinarmos estratégias conjuntas que viabilizem o pleno aproveitamento do potencial empresarial existente nas regiões do Algarve e Andaluzia, onde sentimos que existe um movimento empreendedor com preponderância crescente. Acreditamos que, destes dois dias de intenso trabalho e discussão, poderão sair ações concretas com benefícios implícitos para a rotina e os planos dos empreendedores portugueses e espanhóis a operar neste eixo geográfico”, complementa o responsável da Associação.

No âmbito da cooperação transfronteiriça, recorde-se que a ANJE tem contribuído para a aproximação dos empresários e investidores a operar nas regiões do Algarve e da Andaluzia através do projeto ESPOBAN – Rede de Business Angels Espanha – Portugal. A Associação integra este consórcio ibérico que visa facilitar o acesso dos projetos empresariais portugueses e espanhóis ao investimento privado internacional, juntamente com o Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama – Sines Tecnopolo, CEEI Bahía de Cádiz, Diputación de Huelva, Diputación de Córdoba e a Prodetur da Diputación de Sevilha.

Fonte: ANJEJovensEmpresarios1JovensEmpresarios

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS