Projeto "A Banda Vai à Escola" cresce nas Escolas São-Brasenses

Regionais
Tools
Typography

O projeto “A Banda Vai à Escola” nasceu em 2009, por iniciativa do Professor Albano Neto, Maestro da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, integrada na Associação Cultura e Recreativa Escola de Música Sambrasense, com a colaboração do Agrupamento de Escolas de São Brás que abriu as portas da Escola Poeta Bernardo de Passos a esta oportunidade de levar a banda ao conhecimento dos jovens alunos.

De forma gratuita e voluntária, o professor ensinou durante algumas horas por semana vários jovens alunos são-brasenses. Desde então, o projeto já recebeu cerca de três dezenas de jovens, quinze dos quais obtiveram resultados que permitiram a sua integração na Banda Filarmónica. Alguns, integram atualmente o grupo “Young Melody” composto por jovens alunos da Escola da Banda Filarmónica.

Aos poucos, a ideia foi crescendo e o projeto foi mostrando o seu potencial, e quis ganhar asas… à Banda Filarmónica e ao Agrupamento de Escolas juntou-se o Município de São Brás de Alportel e em conjunto, com elevado esforço, foi possível lutar pelo apoio imprescindível do Ministério da Educação, aprovado recentemente, que veio permitir, já neste ano letivo 2018/19 fazer crescer este Projeto nas Escolas São-brasenses!

Sob iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com financiamento do Ministério da Educação, e a parceria da Banda Filarmónica e do Agrupamento de Escolas, a Banda vai à Escola será uma realidade nas escolas são-brasenses, contando para tal com um professor de música a tempo inteiro, disponibilizado pelo Ministério da Educação.

Albano Neto, professor que se distingue pela sua vasta experiência no ensino e formação musical, bem como na coordenação de projetos musicais, terá a missão de lançar na comunidade escolar são-brasense sementes de música, em prol do desenvolvimento cultural são-brasense.

Com a disponibilização e mobilização deste professor para o agrupamento de escolas, é possível criar um complemento extracurricular na área da música e do ensino artístico agora alargado a todos os níveis de ensino do agrupamento, do pré-escolar ao ensino secundário e disponibilizado a um maior número de jovens.

O projeto já vinha a ser apoiado pelo Município de São Brás de Alportel que, reconhecendo o valor do mesmo, empenhou esforços para a sua implementação de uma forma mais ampla, tendo para o efeito sido ratificado o protocolo existente entre as partes envolvidas.

Fonte: GI da CM SBABandaEscolaSBA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS