Lagos comemora "Dia do Município"

Regionais
Tools
Typography

Lagos comemora a 27 de outubro o Dia do Município, Feriado Municipal celebrado em honra do seu Padroeiro, São Gonçalo de Lagos. Para além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, que habitualmente marcam este dia, o programa das comemorações estende-se por outros dias onde terão igualmente lugar outras atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo.

Este ano as comemorações, que se desenrolam entre os dias 26 e 28 de outubro, iniciam-se dentro de um espírito mais internacional, considerando que a primeira iniciativa comemorativa diz respeito à Receção Oficial da Comitiva de Ksar El Kebir (Alcácer Quibir) e formalização do Acordo de Geminação. A comitiva será recebida no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, no dia 26, pelas 11h30. Recorde-se a este propósito que Lagos geminou-se com Alcácer Quibir (Ksar El Kebir) no início deste ano, sendo que o respetivo acordo foi celebrado no decorrer de uma visita realizada à cidade marroquina por uma delegação lacobrigense chefiada pela presidente da Câmara, Maria Joaquina Matos. Este Acordo de Geminação tem como objetivo principal o desenvolvimento de vínculos permanentes entre ambos os Municípios, conducentes ao aprofundamento do conhecimento das identidades culturais locais, em termos de tradições, costumes, memória histórica e património, ao intercâmbio de atividades e eventos culturais, patrimoniais e artísticos e à participação conjunta em projetos de interesse comum.

No dia 26, à noite, Paulo de Carvalho traz ao palco do Centro Cultural de Lagos o espetáculo INFORMAL.

O ponto alto destas comemorações será no dia 27, Feriado Municipal, onde se inclui a tradicional Cerimónia de Hastear das Bandeiras, com hinos executados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, a partir das 9h30, na Praça Gil Eanes. Para as 10h00 estão marcadas as Festas Religiosas de São Gonçalo de Lagos, com uma Missa Campal e a Procissão em Honra do Santo Padroeiro. A Sessão Solene, prevista para as 15h30, no Centro Cultural de Lagos, vai contar com a presença de representantes de municípios geminados e homenagens à escritora Glória Marreiros e ao atleta Diogo Marreiros, com atribuição de condecorações previstas em regulamento municipal e que, neste caso concreto, prevê a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro à escritora e investigadora social Glória Maria Marreiros da Cunha e da Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata a Diogo Trindade Marreiros, atleta lacobrigense de Patinagem de Velocidade (+INFO aqui).

Neste dia as entradas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte da Ponta da Bandeira) são gratuitas, bem como o Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha.

As comemorações terminam com a Visita Comentada “Ao Encontro do Tempo e dos Lugares de São Gonçalo de Lagos”, a ter lugar no dia 28, e um Espetáculo respeitante ao 18º Encontro de Coros Infanto-Juvenis, a decorrer na Igreja das Freiras pelas 15h30.

Fonte: SC da CM LagosDiaMunLagos1ConcertoPauloCarvalho

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS