Loulé | "CANCELADA CONFERÊNCIA" Atas de Vereação mais antigas do País

Regionais
Tools
Typography

A Câmara Municipal de Loulé informa que, por motivos de doença da oradora, a Conferência “Governar por escrito: as atas de vereação de Loulé (séculos XIV-XVI)”, apresentada por Filipa Roldão, agendada para o próximo sábado, 20 de outubro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, foi cancelada.

A Autarquia apela à compreensão de todos para eventuais incómodos causados!

O Arquivo Municipal de Loulé recebe no próximo dia 20 de outubro, sábado, pelas 15h00, a Conferência “Governar por escrito: as atas de vereação de Loulé (séculos XIV-XVI), apresentada por Filipa Roldão.

As atas de vereação de um concelho correspondem ao registo escrito das deliberações resultantes das assembleias municipais, onde os oficiais concelhios e restante elite camarária debatiam os assuntos do dia-a-dia do município e dos seus habitantes. O caso de Loulé, no período medieval, é ímpar no panorama nacional, uma vez que são deste núcleo urbano os mais antigos e mais numerosos testemunhos atualmente conhecidos de atas de vereação de um concelho medieval português. A conferencista irá refletir sobre as circunstâncias de produção deste tipo de documento escrito e sobre a sua função no ato de governar um concelho, no período medieval.

Filipa Roldão é doutorada em História, especialidade em História Medieval, pela Universidade de Lisboa, desenvolvendo, atualmente, um projeto de pós-doutoramento (FCT). Na sua investigação, tem-se dedicado à História Institucional e da cultura escrita das cidades medievais portuguesas e, mais recentemente, também das cidades ultramarinas, debruçando-se sobre práticas de comunicação e conservação da memória. É investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Este evento é de entrada livre.

Fonte: GAP da CM LouléConferenciaAtasLoule2

ArquivoMunLoule1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS