Mercados de Olhão recebem fórum sobre cavalos-marinhos

Regionais
Tools
Typography

O Mercado do Peixe de Olhão acolheu, na passada segunda feira, 17 de setembro, o Fórum “Cavalos-Marinhos da Ria Formosa”, uma organização da Sciaena – Oceanos # Conservação # Sensibilização e da Associação Natureza Portugal/World Wide Fund for Nature (ANP/WWF), que debateu o estado das populações de cavalos-marinhos da Ria Formosa.

Neste encontro debateram-se questões sociais, legais, económicas e o estado de conservação das populações destas espécies que já foram consideradas as maiores do mundo, contando com o patrocínio da Fundação Oceano Azul do Oceanário de Lisboa e os apoios da Câmara Municipal de Olhão e do GAL Pesca Sotavento.
Mais de 60 participantes, entre pescadores comerciais e recreativos, mariscadores, investigadores, empresários, estudantes, professores e ambientalistas, narcaram presentes neste fórum, mostrando “os distintos contactos que foram realizados ao longo dos três meses em que o projeto esteve no terreno”, disse Rita Sá, uma das responsáveis pelo projeto e especialista em Oceanos e Pescas na ANP/WWF. Para a bióloga, “foram colocadas várias questões pelos participantes que dificilmente terão resposta sem o envolvimento a longo prazo de todas as partes interessadas”.
Gonçalo Carvalho, da Sciaena, evidenciou “que a questão da captura ilegal de cavalos marinhos é apenas um de inúmeros problemas e desafios que a ria enfrenta, ao qual não podemos voltar as costas. Ficamos chocados com as notícias de extinção de espécies emblemáticas noutros locais do Mundo, como os rinocerontes-brancos ou os orangotangos, mas a maioria das pessoas nem se apercebe que o mesmo pode estar a acontecer aqui no nosso País. Não podemos deixar que isto aconteça aos cavalos-marinhos”.
Para Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, “esta reunião mostra que o Algarve está a começar a despertar para o flagelo do desaparecimento em massa dos cavalos-marinhos da Ria Formosa. Trata-se de uma espécie que poderá desaparecer a curto prazo, mas que a manter-se poderia ser um símbolo forte desta região.”
Este evento aconteceu no âmbito de uma campanha de sensibilização promovida pela Fundação Oceano Azul com o objetivo de alertar para as ameaças a estas populações e à sua captura ilegal na Ria Formosa.

Fonte: Mun de OlhãoForumCavalosMarinhos1ForumCavalosMarinhos2ForumCavalosMarinhos3ForumCavalosMarinhos5

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS