Sessão de apresentação da 40ª edição dos "Anais do Município de Faro"

Regionais
Tools
Typography

A 40ª edição dos Anais do Município de Faro vai ser apresentada no próximo dia 22 de setembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Faro, com a presença do Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, estando a apresentação desta nova edição a cargo de Victoria Abril Cassinello. A entrada é livre.

No texto de apresentação desta edição, o presidente da edilidade congratula-se pela recuperação da publicação, que é um desafio diferente em cada edição e uma «revista que condensa séculos de História e um trabalho de investigação considerável, laboriosamente preparado e executado por estudiosos e entendidos nestes temas». Sublinha ainda o autarca, que o responsável pelos Anais, Joaquim Romero Magalhães, «é a pessoa certa no lugar certo», e que «os Anais de hoje são o rosto de Romero Magalhães, que mistura experiência e juventude, paixão e conhecimento, passado e futuro».

Por seu turno, o diretor dos Anais do Município de Faro, para além de sublinhar a importância do retomar da regularidade, conseguida desde 2016, com a saída anual de um número, considera que este tipo de publicação apela e consegue uma colaboração muito qualificada, quer com a presença de estudos devidamente fundamentados em pesquisas eruditas, quer com uma vertente memorialista de tempos vividos e reconstituídos.

Para Romero Magalhães, «As preocupações com as matérias culturais tendem a fazer avançar o conhecimento das terras e das gentes, e, «os nossos Anais não têm deixado de cumprir o seu dever. No que, se não são únicos, poucos mais exemplos de regularidade nos últimos anos se recolhem em todo o País», sublinha.

A figura do José António Pinheiro e Rosa, fundador dos Anais do Município de Faro, foi, nesta 40ª edição exaltada, quer pelo autarca, que o considera «uma figura maior da cultura farense», quer pelo diretor da publicação, que refere também o trabalho do seu continuador, Libertário Viegas.

São colaboradores desta 40ª edição dos Anais, João Pedro Bernardes, José d’Encarnação, Carlos Pereira, Fernando Pessanha, Andreia Fidalgo, Marco Sousa Santos, Patrícia de Jesus Palma, Marco Lopes, Susana Paté, Vítor Ribeiro, Luísa Martins, João Leal, Gonçalo Vargas, Luís Santos, Carla Guerreiro, Edite Esteves, Alexandra R. Gonçalves, Lina Vedes e Marília Castro.

Fonte: GRP da CM FaroAnaisMunFaro

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS