Fortaleza de Sagres | "Um Mar de Filmes !" - Exibição do Filme "A Mãe e o Mar"

Regionais
Tools
Typography

Um Mar de Filmes! Mostra de cinema documental de cariz etnográfico ao ar livre encontra-se a decorrer em 3 monumentos da região do barlavento algarvio: Fortaleza de Sagres, Monumentos Megalíticos de Alcalar e Ermida de Nª Sra de Guadalupe, nos sábados de setembro.

A próxima exibição será do filme “A Mãe e o Mar” de Gonçalo Tocha, na Fortaleza de Sagres, no dia 15 de setembro, pelas 21 horas.

Na senda de um mito real perdido, filmado na praia de Vila Chã, em Vila do Conde, procuramos as mulheres do mar, chamadas mulheres-arrais, ou “pescadeiras”, tidas como caso único em todo o mundo. Mas onde estão elas? E onde estão os 120 barcos de pesca artesanal? Aqui, elas são representadas por Glória, a única mulher que, depois de tantos anos e tantas adversidades, ainda se atreve a enfrentar o mar. Através de entrevistas e várias conversas onde se recorda o passado, o realizador revela como estas mulheres desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando a sua vida a uma profissão predominantemente masculina. Dos 120, sobram 9 barcos e uma única mulher pescadeira. Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão do mar.

“Um Mar de Filmes!” um projeto do Rizoma Lab - Associação Cultural e tem a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista, produção técnica de Pedro Glória e conta com Carolina Rufino e Diogo Vilhena como programadores associados.

Programa

  1. Fortaleza de Sagres | 15 de Setembro | 21 horas - Exibição do filme “ A Mãe e o Mar” de Gonçalo Tocha;
  2. Ermida de Nª Sra de Guadalupe | 22 de Setembro | 21 horas - Exibição do filme “ Pedra e Cal” de Catarina Alves Costa;
  3. Monumentos Megalíticos de Alcalar | 29 de Setembro | 21 horas - Exibição do filme “Medronho todos os Dias – Unedo Omnes Dies”de Sílvia Coelho e Paulo Raposo.  (Jornadas Europeias do Património) .

“Medronho Todos os Dias” fará o encerramento da Mostra. Este filme acompanha o saber singular do processo de produção de aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique. Esta sessão conta com a presença do Grupo Coral da Confraria de Medronho, seguido de uma prova de medronho.

“Um Mar de Filmes!” está integrado no DiVaM2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve e tem a colaboração do Museu Municipal de Portimão/ Câmara Municipal de Portimão e apoio da Quinta do Barranco Longo.

Fonte: DRCAlgFilmeMaeMar

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS