"GENTES DO MERCADO - Sorrisos e expressões proverbiais"

Regionais
Tools
Typography

No âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica 2018 a acontecer em Tavira, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Associação Internacional de Paremiologia organizam “Gentes do Mercado – Sorrisos e Expressões proverbiais”, que contempla a realização de percursos orientados nas manhãs dos dias 7 e 8 de setembro, pelas 10:00 horas.

“Gentes do Mercado” tem como principal objetivo proporcionar uma nova dinâmica sócio – cultural no Mercado Municipal de Tavira, ao mesmo tempo que potencia a interação entre os vendedores e utilizadores deste espaço, valorizando o trabalho das pessoas “que fazem o mercado” e transmitindo os valores associados ao património cultural da Dieta Mediterrânica.

Iniciativa que resulta de uma estreita parceria com a Designer Alexandra dos Santos, responsável pela identidade visual dos materiais que irão dar vida e cor a este espaço, através dos sorrisos das gentes do mercado e dos provérbios que refletem práticas culturais intemporais, associadas à dieta mediterrânica.

Este é um projeto que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e com a colaboração do fotógrafo Vítor Pina no registo dos sorrisos e expressões dos vendedores do Mercado.

Os percursos orientados pela A. I. de Paremiologia irão consistir em conversas informais com os vendedores e os utilizadores do mercado, através de provérbios, em torno dos produtos, dos “saberes – fazer” e também das pessoas que fazem o mercado municipal de Tavira. O percurso do dia 7 de setembro integra ainda um momento de animação realizado por um acrobata em andas.

Gentes do Mercado é um projeto integrado no AEPC 2018 – Ano Europeu do Património Cultural – que pretende contribuir para destacar a importância das comunidades locais na valorização do património, indo ao encontro dos princípios da Convenção de Faro.

“Gentes do Mercado” poderá ser visto no Mercado de Tavira até ao dia 31 de dezembro de 2018.

Fonte: DRCAlgGentesMercado

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS