Milhares de pessoas visitam Festival de Esculturas em Areia no Algarve

Regionais
Tools
Typography

O Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA), no Algarve, tem recebido, diariamente, centenas de pessoas que visitam esta mega-exposição inédita, esculpida por alguns dos melhores artistas desta nova forma de arte.

Além da visita pelas cerca de 100 peças esculpidas com 45 mil toneladas de areia, o recinto do festival proporciona aos visitantes uma série de atividades lúdicas e culturais, todas gratuitas, que têm merecido grande adesão por parte do público, como as sessões de vídeo mapping, com as esculturas de personagens e cenários da Guerra das Estrelas, o jogo dos Miniuns, que centenas de crianças têm participado, ou os workshps de escultura em areia e outras artes plásticas.

A música, com noites de fado e outros concertos, é outra das atrações deste festival, como aconteceu com o concerto dos The Bottles, que voltam ao FIESA a 10 de agosto, em que este grupo de quatro músicos portugueses, que recriam uma imagem fiel dos Beatles, entusiasmou pessoas de todas as idades e nacionalidades, na última sexta-feira á noite.

O FIESA apresenta esculturas que chegam a atingir os 12 metros de altura, que reproduzem em areia músicos de várias épocas, inclusive os Beatles, e reinterpretam, com alguma ironia, algumas das mais conhecidas obras de pintura, escultura, literatura ou cinema como, por exemplo, e escultura de uma enorme Mona Lisa a tirar uma selfie.

No atelier de artes a artista plástica Lisa Zeitvogel, tem trabalhado com crianças e adultos em workshops de escultura de areia, de segunda a sexta, às 11:00 e às 17:00h, e em atividades que envolvem pintura e música. Às segundas têm lugar os workshops de “Famouse transformation”, em que é proposta a reinterpretação duma obra de arte, às terças os de “Pedras Coloridas”, em que se exploram as técnicas da pintura acrílica, às quartas os workshops de modelagem em barro, às quintas os de “Movimento Traçado”, em que se pinta a partir da música e às sextas é ensinada a técnica da aguarela em postais.

Esta exposição ao ar livre de esculturas em areia, situada em Pêra, está aberta todos os dias entre as 10:00 e as 24h, sendo que à noite as esculturas estão iluminadas por jogos de luzes, funcionando, em permanência, um espaço de areia para as crianças brincarem, um snack bar, que explora o conceito de slowfood e um spa de icteoterapia.

Este ano, o FIESA também realizou duas esculturas no Aeroporto de Faro que têm sido palco de milhares de selfies.

Fonte: ProsandartFiesa1Fiesa2Fiesa3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS