Loulé recebe “Ciclo de Cinema pela Paz”

Regionais
Tools
Typography

Integrado no programa de iniciativas do protocolo existente entre a Câmara Municipal de Loulé e o Conselho Português para a Paz e Cooperação, estabelecido em 2016, irá decorrer nos dias 10, 17 e 24 de agosto, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Loulé, o “Ciclo de Cinema pela Paz”.

Este evento passa pela visualização de três filmes dedicados à temática. Assim, no dia 10 de agosto, será exibido aquele que é um clássico da sétima arte – “O Grande Ditador”, de Charlie Chaplin. Produzida em 1940, esta comédia dramática satiriza o Nazismo, o Fascismo e os seus maiores propagadores – Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin.

Para o dia 17 de agosto a proposta é a película soviética de 1985, realizada por Elem Klimov, com Aleksey Kravchenko e Olga Mironova “Vem e Vê” (Idi i smotri). Um dos mais famosos e impressionantes filmes de guerra jamais feitos, evita a apologia bélica e a fotogenia da guerra, para insistir sobre o horror e a crueldade que todos os conflitos encerram. O pano de fundo é a Bielorússia, perto da fronteira polaca em 1943, onde um rapaz retira uma espingarda das mãos de um cadáver, para logo depois ser levado pela Resistência para engrossar as fileiras dos guerrilheiros, após os nazis terem arrasado inteiramente a sua aldeia e massacrado todos os habitantes.

O último filme deste Ciclo vai ser o aclamado “O Pianista”, de Roman Polansky (2002).

O pianista polaco Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus polacos pelos nazis. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.

As sessões do “Ciclo de Cinema pela Paz” têm início às 21h30. A entrada é livre.

O Cineclube de Faro é também parceiro nesta iniciativa.

Fonte: GAP da CM LouléCinemaPianista

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS