Faro | Seminário "Alimentação Saudável e Acessível. Um direito de todos?”

Regionais
Tools
Typography

O Seminário realiza-se em Campus de Gambelas UAlg - Auditório Verde, Edf. 8, em Gambelas – Faro, dia 25 de junho de 2018, entre as 09h00 e as 17:30h. A Associação In Loco e a Universidade do Algarve, em parceria com a Direção Geral de Saúde, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Associação de Municípios do Algarve e o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro, convidam todos os interessados para o Seminário "Alimentação Saudável e Acessível. Um direito de todos?”.

A manhã será dedicada a fazer um balanço do “estado da arte” sobre a investigação e as políticas públicas no domínio da alimentação adequada. Na parte da tarde, a lógica adotada será o de partilhar boas–práticas de tipologias diversas, tanto na esfera pública como privada, culminando na apresentação da campanha de comunicação com o tema “O prato certo. Faz as escolhas certas à mesa!”

Neste seminário serão devolvidos à comunidade os produtos, resultados, testemunhos e as experiências vivenciadas pelos diversos intervenientes.

Serão apresentados em primeira mão a plataforma digital, o guião para ações de educação alimentar, exibido o vídeo-documentário e distribuído a todos os participantes uma cópia do livro de receitas “O prato certo”.

No final, serão degustadas algumas das receitas apetitosas, saudáveis e acessíveis que integram o livro de receitas.

Pretendemos estimular um encontro informal entre todos os parceiros individuais e coletivos envolvidos na criação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) durante o último ano e que demonstram como a região se mobilizou como um todo em torno do desafio da insegurança alimentar, contribuindo para tornar a alimentação uma fonte de prazer, convivialidade e saúde, para todos, independentemente das suas condições socioeconómicas.

A inscrição é obrigatória e o número de vagas é limitado. Para proceder à sua inscrição e obter mais informações, de forma rápida, pode fazê-lo através do Evento Publicado no Facebook: O Prato Certo ou no site da Associação In loco.

Programa Provisório

25 Junho | Auditório Verde - Edifício 8 – Campus de Gambelas | UAlg | Faro

9:00     Abertura do secretariado

09:30   Sessão de abertura: Paulo Águas - Reitor da UAlg, Carlos Baía - C. M. Faro, Jorge Botelho - Presidente da AMAL, Margarida Flores - Diretora Regional da Segurança Social; Artur Gregório - Presidente da In Loco, Pedro Graça - Direção Geral de Saúde; Teresa Sancho - ARS Algarve

10:00   Insegurança Alimentar em Portugal e na Europa – Maria João Gregório (DGS)

10:30   Segurança Alimentar no Algarve: Apresentação dos resultados do estudo sobre a (in)segurança alimentar dos agregados familiares residentes no distrito de Faro – Maria Palma Mateus e Ezequiel Pinto (UAlg)

11:00   “As políticas públicas de combate à insegurança alimentar”- Pedro Graça - Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (DGS)

11:30   “As políticas e as boas-práticas de alimentação saudável e acessível no Município de Lisboa” - Cláudia Prazeres (CM Lisboa)*

12:00   Debate

12:30   Almoço (LIVRE) Sugestão: Rest Universitário

14:00   Boas-práticas: As cantinas escolares no município de Torres Vedras - Mª Inês Morais e José Alves, Câmara Municipal de Torres Vedras

14:30   Boas-práticas: As empresas e a promoção da alimentação adequada - Catarina Soares de Oliveira & Ricardo Lopes (Nutrimeio)

15:00   Apresentação do Observatório Regional de Segurança Alimentar (ORSAA) e balanço das atividades realizadas – Abílio Guerreiro, Ana Poeta, Artur Gregório, Catarina Vasconcelos

15:30   Debate

16:00     Apresentação da Campanha de comunicação "O Prato Certo" e do Kit de sensibilização e educação Alimentar:

Vídeo; Guião; Livro de Receitas; Plataforma

Laura Lopes (NUTS), Blue Soft, Maria Palma Mateus, Filipa Biel

16:30   Sessão de encerramento – “Making of” do “Prato Certo”

Equipa ORSAA; testemunhos de participantes nas sessões técnicas, práticas e filmagens

17:00   Convivialidade Mediterrânica e troca de sabores; Exposição sobre desperdício alimentar

17:30   Fim dos trabalhos

* A confirmar

Fonte: Associação IN LocoPratoCerto

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS