Junta de Freguesia de SB de Alportel concorre a apoio de fundos comunitários

Regionais
Tools
Typography

Junta de Freguesia de São Brás de Alportel concorre a apoio de fundos comunitários no âmbito do PDR2020. Agarrando a oportunidade de formalizar pela primeira vez, uma candidatura no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020,  Medida 10 LEADER, Operação 10.2.1.6. - Renovação de Aldeias, que tem  como objetivo preservar, conservar e valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, a Junta de Freguesia  em parceria com a Câmara Municipal elaborou uma candidatura, destinada  à requalificação de património local, nomeadamente do Lavadouro do sítio da Mesquita Alta, sendo que os apoios previstos variam entre os  35% e os 50% do investimento elegível.

Tendo sido edificado em 1985, o Lavadouro da Mesquita Alta caracteriza-se por ser uma obra de interesse, quer pelas estreitas relações daquele com aspetos que dizem muito à população, desde as  raízes à identidade, da memória à história, da cultura à tradição,  quer pelo valor do próprio património, o qual não se restringe ao  cultural e à evocação histórica, podendo tornar-se inclusive  instrumental, como fator de desenvolvimento, uma vez que está ao  serviço do homem e da sociedade, servindo de ponto de encontro de gentes que se reúnem para convívio e prática de alguns jogos  tradicionais.

Defendendo esta perspetiva, João Rosa, Presidente da  Junta de Freguesia de São Brás de Alportel acrescenta ainda que  “importa olhar para o nosso património como um recurso e por isso  mesmo, deve merecer a nossa melhor atenção. São os nossos lugares, é a  nossa memória”.

Fonte: Junta Freguesia SBAJuntaFreguesiaSBA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS