Silves | Controlo de pragas nos jardins

Regionais
Tools
Typography

A Câmara Municipal de Silves (CMS) tem vindo a aplicar diversas técnicas inovadoras de controlo de pragas, como a lagarta processionária do pinheiro e os afídios (piolhos verdes). Essas técnicas implicam a utilização de insetos auxiliares ou de endoterapia vegetal.

Desde setembro de 2017 têm vindo a ser efetuados tratamentos em todas as escolas do concelho, através dos quais se conseguiu uma redução da presença da processionária do pinheiro com taxas de eficácia de 98%.

Também está em curso um projeto-piloto de controlo preventivo dos piolhos verdes nos Jacarandás localizados na praça All-Mutamid, que tem revelado, igualmente, níveis de sucesso significativos. No âmbito desta ação, serão largados nessas árvores, no dia 13 de junho e pela primeira vez, insetos auxiliares (Chrysopas), insetos esses que são predadores nativos (aparecem muitas vezes espontaneamente em estufas e em campo aberto), cujas larvas são vorazes e muito eficientes no controlo de afídios, chagando a comer 50 destes num dia.

A endoterapia vegetal é um método que consiste na injeção de nutrientes ou substâncias fitossanitárias diretamente no tronco da árvore, o que vai permitir a sua distribuição ao longo de todo o sistema vascular da planta. É usado para tratar árvores, em substituição dos tratamentos convencionais por pulverização. Minimizam-se os riscos de alergias e as reações que possam surgir de animais e outras plantas, podendo ser aplicado em qualquer momento do dia, mesmo que chova, pois o produto estará dentro da planta e não será arrastado pela chuva. Deste modo, há por norma resultados mais rápidos.

Fonte: GRP do Mun SilvesPragasJardinsSilvesPragasJardinsSilves1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS