Quinzena do Ambiente e Oceanos assinalada no Concelho de Loulé

Regionais
Tools
Typography

Em 2018, a Câmara Municipal de Loulé volta a assinalar a Quinzena do Ambiente e Oceanos, no âmbito das duas efemérides - Dias Mundiais do Ambiente (05 de junho) e dos Oceanos (08 de junho) - com um conjunto muito diversificado de ações e atividades de caráter ambiental, que terão como objetivo comum informar e sensibilizar a população (escolar e público em geral) para a preservação do ambiente e salvaguarda dos oceanos e seus recursos naturais.

Esta quinta-feira, 7 de junho, pelas 18h00, é apresentado no palco do Cine-Teatro Louletano o trabalho final do projeto ambiental “Sob Estrelas”. Trata-se de um projeto de criação artística e dança, arte e educação de e para a comunidade, que nasce com base na relação do Homem com o Ambiente. Criado, coreografado e encenado por Inês Mestrinho e integrado no Plano de Atividades de Educação Ambiental do Centro Ambiental, “Sob as Estrelas” é dirigido ao público escolar e público em geral e conta como parceiros com a Associação Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e UNIR – Associação dos Doentes Mentais Famílias e Amigos do Algarve.

O Dia Mundial dos Oceanos comemora-se a 8 de junho. Pegando neste mote e com o intuito de assinalar este dia e sensibilizar o público escolar para a importância do papel que os oceanos desempenham no nosso Planeta, na manhã do dia 13 de junho, a Câmara Municipal de Loulé em parceria com a Marina de Vilamoura / Grupo Vilamoura World, realizará uma atividade que consistirá num passeio a bordo do “Vital”, um catamarã de 15m de comprimento, cedido pelos Cruzeiros de Vilamoura.

Esta ação contará com a participação de 20 alunos do 1º Ciclo da Escola EB1 Nº 3 de Loulé, que terão a oportunidade de passear ao largo da costa algarvia, desfrutando da paisagem de uma  perspetiva pouco habitual, uma vez que,  para a maioria das crianças, este passeio representará a estreia a bordo de uma embarcação.

À semelhança de anos anteriores, esta ação de sensibilização ambiental contará com a colaboração do Zoomarine através da presença de um educador que abordará, de uma forma lúdica e pedagógica (através de jogos), temas como a problemática da poluição existente nos mares e os impactes negativos da pesca no ecossistema marinho com captura acidental de espécies não-alvo (como os golfinhos, tartarugas, leões-marinhos, entre outros).

A manhã comemorativa terminará com um lanche ainda ao largo da costa e com a declaração em grupo como "Defensores dos Oceanos", onde cada participante receberá o respetivo certificado e cartão dourado e um boné "Defensor do Ambiente".

Com o intuito de complementar as visitas interpretativas de fauna e flora realizadas na Paisagem Protegida Local (PPL) da Fonte Benémola e aproveitar o importante trabalho de anilhagem de aves que tem vindo a ser desenvolvido neste local, será realizada, também no dia 13 de junho, mais uma ação “Vem Descobrir as Aves na Fonte Benémola” do Centro Ambiental, onde os alunos participantes serão convidados a assistir a uma sessão de anilhagem científica de aves. A anilhagem de aves tem como intuito a obtenção de um conhecimento mais aprofundado relativamente às espécies existentes no local, nomeadamente as residentes e as migradoras estivais que nidificam nesta zona. Neste contexto, os alunos partirão à descoberta do mundo das aves, onde acabarão por perceber a importância do trabalho de anilhagem, como a mesma deve ser feita e qual o seu papel para um maior conhecimento dos hábitos das aves e, consequentemente, a sua importância para a compreensão de todo o ecossistema, despertando-os também para a descoberta da biodiversidade (fauna e flora) desta Área Protegida, motivando-os a envolverem-se na Conservação da Natureza.

Finalmente, para o dia 20 de junho estão previstas as Jornadas Ambientais na Praia de Vilamoura, com os alunos do 1º Ciclo da Escola EB1 das Benfarras. Os jovens participarão em 2 jogos de sensibilização ambiental, nomeadamente numa estafeta para “Separação de Resíduos” e em perguntas e respostas em torno do tema “A Poluição dos Oceanos”.

Fonte: GAP da CM LouléAmbienteLoule1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS