Avishai Cohen Trio, ícone mundial do contrabaixo, no Cine-Teatro Louletano

Regionais
Tools
Typography

Já foi anunciada pelo festival Misty Fest a tão aguardada tour nacional do Avishai Cohen Trio e haverá apenas 4 salas em Portugal a recebê-la: Casa da Música no Porto, Convento de S. Francisco em Coimbra, Centro Cultural de Belém em Lisboa e Cine-Teatro Louletano. Loulé - que, aliás, lançou o repto inicial ao festival para a vinda deste músico a Portugal - será assim a única cidade a sul do país a acolher, a 25 de novembro pelas 17h00, esta imperdível digressão do mago do contrabaixo.

Avishai Cohen é uma das maiores referências contemporâneas no contrabaixo de jazz a nível mundial. O músico, compositor e vocalista israelita chegou a Nova Iorque - o centro do universo jazz - no arranque dos anos 90 e, enquanto estudava na prestigiada New School for Jazz and Contemporary Music, tocou na rua para sobreviver até conseguir entrar no disputado circuito de clubes. A mudança na carreira chegou com um telefonema do grande pianista Chick Corea: em 1996, Cohen foi um dos fundadores do coletivo Origin, liderado por Corea. Foi, aliás, na etiqueta Stretch, do próprio Chick Corea, que Avishai Cohen lançou os seus primeiros quatro registos como líder. Avishai manteve-se nos projetos de Corea até 2003, quando decidiu começar o seu próprio trio e a sua editora, a Razdaz Recordz, operação que já soma praticamente duas dezenas de lançamentos, incluindo vários do próprio Avishai Cohen.
"From Darkness" é o mais recente título na discografia do trio de Avishai Cohen, trabalho apontado como mais um extraordinário capítulo na sua busca pela pureza. Mas em 2017 o artista lançou em nome próprio "1970", trabalho que mereceu igualmente rasgados elogios por parte da imprensa internacional especializada. Não é de espantar por isso mesmo que o The Jerusalem Post descreva Avishai Cohen como "a mais bem sucedida exportação jazz do país", o que vai ao encontro do que a revista de referência Down Beat refere em relação ao músico: "um visionário jazz de proporções globais". Já o seu antigo "patrão", Chick Corea, aponta-o como "um grande compositor" e "um músico de génio". Marcas de peso que o cantor e contrabaixista carrega consigo para o palco com um trio que o Guardian sublinha ser "fabulosamente realizado". Em Portugal, Avishai Cohen vai apresentar-se ao lado de Noam David na bateria e Elchin Shirinov no piano, dois sólidos músicos de classe mundial.
Os bilhetes para este concerto em Loulé já se encontram à venda no Cine-Teatro Louletano, FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglés, Lojas Note!, Rede Serveasy e BOL (reservas 18 20 e www.bol.pt). Têm um custo associado por pessoa de 15 euros, passando para 13 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este evento.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: GAP da CM LouléAvishai Cohen

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS