Lagos | "Encontros do DeVir"

Regionais
Tools
Typography

Este festival quer continuar a pensar o nosso território, aliando o social ao cultural, o ecológico, o científico e político ao artístico, fazendo pontes com outras realidades geograficamente distantes, tornando-as “próximas” e mais compreensíveis, recorrendo ao trabalho de investigadores e cientistas e a encomendas de criação a escritores, a artistas das artes visuais e a criadores das artes do espetáculo. Realiza-se dia 19 de maio, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos (Auditório Duval Pestana).

Na sequência das edições onde nos focámos em questões prementes como a desertificação humana do interior (da Serra do Caldeirão), ou a descaracterização do litoral algarvio, propomo-nos agora trazer para a reflexão a questão da segregação e os seus efeitos, não numa perspetiva estritamente local, mas propondo uma reflexão alargada.
Temos a ambição de continuar a promover a criação de olhares contemporâneos sobre o nosso território. Interessa-nos recuperar memórias: Lagos teve, no século XV, o primeiro mercado de escravos da Europa; em Faro, em 1487, o judeu Samuel Gacon editou “o Pentateuco”, o primeiro livro impresso no nosso país com caracteres inventados por Gutenberg - mas sobretudo refletir sobre o modo como convivemos hoje com os outros.
Tentamos não fazer letra morta do que são os objetivos deste festival, razão pela qual apresentamos, entre 6 de Fevereiro e 25 de Maio, 33 criações que abordam as tensões provocadas pela segregação, trabalhos que refletem sobre a situação na Palestina e dos refugiados, dos ciganos e dos escravos dos nosso dias, das doenças que nos roubam a vida e o mundo, mas também sobre a nossa história colonial dos anos 60 e 70. 33 reflexões em diferentes áreas (dança/teatro/fotografia/escrita/ilustração em tempo real, cinema) e com diferentes formatos (espectáculos/site-specific/workshops/exposições/mostras de vídeo), porque queremos continuar a ser interventivos, oportunos e abrangentes.
Não nos basta o objetivo de animar e entreter.

Org: DeVIR – Actividades Culturais
Apoio: 365 Algarve

Fonte: SC da CM LagosEncontrosDeVirLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS