Noite de despedida da fragata ‘Hermione de Lafayette’ no porto de Portimão

Regionais
Tools
Typography

Portimão, 10 de maio de 2018 – Completa-se hoje o terceiro dia de escala da fragata Hermione de Lafayette no porto de Portimão, recebida com toda a pompa e circunstância, por um cortejo náutico de 10 embarcações, no dia da sua chegada.
Ao longo destes 3 dias, de 8 a 10 de Maio, o porto de Portimão recriou o Village “L’Hermione LaFayette” para receber várias dezenas de curiosos e interessados em conhecer a aventura vivida em 1780 pelo Marquês de La Fayette, em direção à América do Norte, incluindo escolas e diversas entidades públicas e governamentais.

Momentos memoráveis foram recriados pela organização – a associação Union des Français de l’Étranger (UFE Algarve) e Município de Portimão, que estiveram ao mais alto nível, com receção de entidades oficiais como a Marinha Portuguesa e Francesa, as Embaixadas Francesa, Belga e dos E.U.A., Organização Internacional da Francofonia, UFE Mundo, Associação Hermione LaFayette, entre outras instituições.

Esta aventura que já dura dois meses segue novo rumo, terminando hoje em Portimão em grande festa. A partir das 20h Village “L’Hermione LaFayette” entrará em contagem decrescente com animação de fogos e o coral da UFE Algarve.
A largada da fragata tem hora marcada para as 21h30.
Venha festejar e ver a partida da fragata Hermione. Contamos consigo!
Sobre UFE Algarve
A UFE - Union des Français de l’Étranger é a mais importante associação mundial de franceses no estrangeiro. Está presente em 150 países através de 170 representações de direito local e reconhecida como de utilidade pública. Festeja este ano 90 anos.
As finalidades da associação são o acolhimento, a convivialidade, a solidariedade e a difusão do esplendor da França no estrangeiro.
Sobre Hermione
A Hermione é um navio de guerra francês do século XVIII, a bordo do qual o Marquês La Fayette embarcou para ir em socorro dos insurretos americanos no seu combate pela liberdade contra a Inglaterra.
Seguiu-se uma forte expedição francesa graças à qual os Estados Unidos da América foram criados.
O navio foi reconstruído em 2015, de acordo com a traça original. È o único navio navegando presentemente no mundo, inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais. Possui 3 mastros, tem 65 metros de comprimento, 45 de altura, tem 1150 toneladas e 17 velas de linho, com uma superfície de 2200m2 para além de 25 km de cordame.
Foram necessários 17 anos para concluir esta construção e para encontrar os fundos indispensáveis.
O apoio do público e das empresas foram essenciais para a construção desta “ Fragata da Liberdade” e para a sua navegação.

Fonte: Blood.ComFragataHermionePortimao1FragataHermionePortimao2FragataHermionePortimao3FragataHermionePortimao

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS