Ruínas de Milreu | Amatores In Situ / «Mulheres e Poder na Roma de Júlio César»

Regionais
Tools
Typography

Na próxima sexta-feira, dia 11 de maio, às 18h, realiza-se nas Ruínas Romanas de Milreu, a terceira palestra do ciclo «AMATORES IN SITU», intitulada «Mulheres e Poder na Roma de Júlio César», proferida por Gisela Neto.

Numa época extraordinária pelo seu desenvolvimento cultural e expansão política e militar, conhecida como o século de ouro da República Romana, em que condições viviam as mulheres, principalmente aquelas de que temos mais notícias, as das classes mais altas? As fontes contemporâneas, praticamente todas masculinas, abrem-nos postigos para as vidas de algumas dessas mulheres, para a forma como se posicionavam e como eram encaradas pela sociedade em que se moviam.

Gisela Neto é médica, especialista em cirurgia plástica e trabalha atualmente no Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Tem, desde a adolescência um fascínio por Júlio César que a levou a aprofundar conhecimentos sobre a sua época e os seus contemporâneos, numa pesquisa que espera e deseja infindável.

Esta iniciativa, que vai na sua 4ª edição, está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos - e resulta de uma parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica da Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes, por ordem de chegada.

Fonte: DRCAlgAmatoresInSitu

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS