Hermione, a ‘Fragata da Liberdade’ chega a Portimão no mês de Maio

Regionais
Tools
Typography

Símbolo da Liberdade, ‘Hermione’ é uma réplica da fragata francesa à vela do século XVIII, a bordo da qual o Marquês de La Fayette embarcou em direcção à América do Norte em 1780. Em viagem pelo mediterrâneo, chega agora a Portimão no dia 8 de maio, fazendo escala por três dias no porto comercial de Portimão.

Integrada num evento público, trata-se de uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE) que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações.

Pela sua relevância, foram convidados para a receção da Hermione a Presidência da República Portuguesa, a Marinha Portuguesa e Francesa, as Embaixadas Francesas e dos E.U.A. entre outras instituições governamentais. Com o especial apoio do município de Portimão e dos municípios vizinhos: Lagoa, Faro, Loulé, Olhão, Silves, Lagos, entre outros, encontram-se reunidas todas as condições para um evento memorável.

Ao longo destes três dias haverá um programa dedicado com espetáculos de música e animação, jantares temáticos a bordo, exposições e conferências, com entrada livre. A escala em Portimão insere-se no cruzeiro «Voyage Hermione 2018 – Libres ensemble de l’Atlantique à la Méditerranée» de quatro meses e meio que teve inicio em Fevereiro passado em La Rochelle (França) e inclui paragens em Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando a 16 de Junho, em Bordéus (França).

Sobre UFE Algarve
A UFE - Union des Français de l’Étranger é a mais importante associação mundial de franceses no estrangeiro. Está presente em 150 países através de 170 representações de direito local e reconhecida como de utilidade pública. Festeja este ano 90 anos.
As finalidades da associação são o acolhimento, a convivialidade, a solidariedade e a difusão do esplendor da França no estrangeiro.

Sobre Hermione
A Hermione é um navio de guerra francês do século XVIII, a bordo do qual o Marquês La Fayette embarcou para ir em socorro dos insurretos americanos no seu combate pela liberdade contra a Inglaterra.
Seguiu-se uma forte expedição francesa graças à qual os Estados Unidos da América foram criados.
O navio foi reconstruído em 2015, de acordo com a traça original. È o único navio navegando presentemente no mundo, inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais. Possui 3 mastros, tem 65 metros de comprimento, 45 de altura, tem 1150 toneladas e 17 velas de linho, com uma superfície de 2200m2 para além de 25 km de cordame. Foram necessários 17 anos para concluir esta construção e para encontrar os fundos indispensáveis. O apoio do público e das empresas foram essenciais para a construção desta “ Fragata da Liberdade” e para a sua navegação.

Fonte: Blood.ComFragataHermioneFragataHermione1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS