Faro | Palestra inserida nas comemorações da Semana da Ria Formosa

Regionais
Tools
Typography

O Centro de Ciência Viva do Algarve apresenta uma Palestra sobre "NOVOS EXPLORADORES DO MAR" no dia 19 de abril, quinta-feira, 14h30 / 17h00 no auditório ES João de Deus, em Faro (Público Alvo: Alunos do secundário e do 3.° Ciclo). Às 18h30 / 20h00 no Clube Farense, em Faro (Público Alvo: Público em Geral) Esta palestra contará com a presença dos seguintes Investigadores e projetos:

O projeto SCORE, teste de um protótipo de extração de energia das marés na Ria Formosa.

Energias Marinhas - resumo das atividades de investigação relativas ao teste de um protótipo de extração de energia das marés instalado no Canal de Faro, Ria Formosa.
Autor: André Pacheco é investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA). É oceanógrafo físico e desenvolve investigação em energia marinha, nomeadamente em energia de marés e energia eólica offshore. A sua equipa tem desenvolvido testes de protótipos em águas portuguesas, avaliando a eficiência energética e potenciais impactes ambientais da extração de energia no meio marinho.

Lufinha School Tour - Desafios extremos de Kitesurf em alto Mar + preservação oceanos.

Autor: Francisco Lufinha tem o record mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, alcançado entre Lisboa e a Madeira, depois de percorrer 874 Km de kitesurf sem parar durante 48 horas. Entre 2013 e 2017 ligou o território Português de Kitesurf, numa odisseia que todos diziam ser impossível à partida.

Fotografar para conservar

O papel da fotografia como ferramenta de conservação ambiental.
Autor: João Rodrigues é fotojornalista de história natural e conservação, especializado em vida marinha. É licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve e Mestre em Biodiversidade e Conservação Marinha pela Universidade de Ghent, na Bélgica.
Atualmente, é colaborador da revista National Geographic Portugal e encontra-se a trabalhar em projetos de divulgação do património natural subaquático algarvio assim como a colaborar com grupos de investigação de universidades portuguesas. O seu objetivo é apaixonar e educar as pessoas sobre a natureza, através da sua fotografia.

O que é a Sciaena?

A história (recente), o trabalho e o futuro de uma organização não-governamental de conservação marinha.
Autor: Gonçalo Carvalho é licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Mestre em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente pelo ISCTE/IUL. Depois de vários anos em projetos de investigação, colaborou em 2006 na criação da Sciaena – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação. Desde então tem trabalhado com diversas Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA) sobre pescas sustentáveis e conservação dos ecossistemas marinhos. É atualmente presidente da Sciaena, coordenador da PONG-Pesca e consultor para ONGA internacionais.

Fonte: CCVAlgPalestraCCVAlg

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS