Concelho de Lagos vê a sua rede de Cuidados de Saúde Primários reforçada

Regionais
Tools
Typography

Inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) está agendada para a próxima sexta-feira, dia 13 de abril.

O Centro de Saúde de Lagos vai passar a ter em funcionamento mais uma resposta na área dos cuidados de saúde primários, recebendo a segunda Unidade de Saúde Familiar (USF) do concelho e a terceira do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES Barlavento).

A USF Amendoeira – assim se designa a nova unidade - vai possibilitar a fixação de mais médicos de Medicina Geral e Familiar no concelho de Lagos, permitindo um aumento da cobertura assistencial aos cidadãos inscritos sem médico de família no Centro de Saúde.

Dotada de uma equipa multiprofissional dinâmica constituída por 8 médicos, 9 enfermeiros e 7 secretárias clínicas, que irá assistir um número total de 13.600 utentes, a nova USF irá prestar Cuidados de Saúde Primários nas áreas de vacinação, da saúde do adulto e do idoso, a grupos vulneráveis (saúde infantil e juvenil; saúde materna; planeamento familiar; rastreios oncológicos) e a grupos de risco (diabetes; hipertensão arterial; hipocoagulação). Estes serviços serão prestados no Centro de Saúde de Lagos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, assim como nas extensões de Bensafrim e Odiáxere que funcionarão de segunda a sexta-feira, em horário variável, das 8h às 17h.

As consultas podem ser programadas com antecedência, pessoalmente, por telefone, e-agenda ou email, na USF ou, em casos específicos, no domicílio. O atendimento médico e/ou de enfermagem no próprio dia é realizado nas situações de doença aguda ou outras cuja avaliação o justifique. Na ausência da respetiva equipa de família, a USF garante aos seus utentes o atendimento dos serviços mínimos, por outros profissionais, em sistema de intersubstituição.

Recorde-se que as Unidades de Saúde Familiar (USF) são pequenas Unidades Operativas dos Centros de Saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços

A primeira USF de Lagos (a USF dos Descobrimentos) foi inaugurada a 10 de maio de 2016, tendo proporcionado uma cobertura de resposta a 10 mil habitantes sem médico de família.

Fonte: SC da CM LagosUnidadeSaudeFamilLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS