Faro | Mau Tempo Continua

Regionais
Tools
Typography

Proteção Civil Municipal, que coordena operações no terreno, aconselha a população a adotar comportamentos adequados às condições meteorológicas adversas.

O Algarve e o Concelho de Faro têm sido fustigados pelo mau tempo, situação que se prolonga desde a passada segunda-feira (26), com a ocorrência de chuvas, ventos fortes e, pontualmente, queda de granizo. O pico desta intempérie atingiu o Município de Faro na passada quarta-feira (28), quando se registaram fortes massas de ar que trouxeram alguma destruição à zona ribeirinha da cidade, afetando esplanadas, embarcações e viaturas, havendo ainda a registar a queda de algumas árvores e vidros partidos. Tudo, felizmente, sem registo de quaisquer ferimentos.

O foco das atenções está agora centrado nas ilhas-barreiras do concelho, em particular na Praia de Faro, onde o vento intenso que ontem (1) chegou a atingir os 100km/h e as marés muito altas propiciaram episódios de galgamento do cordão dunar, provocando danos menores em algumas habitações e estabelecimentos comerciais, especialmente na zona central e nascente da Praia.

Também aqui não há a assinalar ferimentos ou danos de gravidade, mas as próximas horas serão ainda de alguma turbulência devido ao forte vento e à agitação marítima que ainda é esperada.

Face a esta situação, a Câmara Municipal de Faro, os Bombeiros Sapadores de Faro, a GNR, a Fagar e a Junta de Freguesia de Montenegro mantêm no local um dispositivo de segurança coordenado pela Proteção Civil Municipal, com diversos meios humanos e equipamentos preparados para limpar, vigiar, comunicar situações emergentes e, se necessário, salvar vidas.

Por previdência, o acesso à Praia de Faro continuará restringido a moradores e forças de segurança e salvamento durante o período de agitação que se deverá manter durante o dia de hoje e de amanhã, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que mantêm o Distrito de Faro em Alerta Amarelo.

Neste sentido a autarquia e o Serviço de Bombeiros Sapadores e Proteção Civil Municipal apelam à população para que se mantenha prudente, permanecendo em segurança e para que evite comportamentos de risco, pois todo o cuidado é pouco para salvaguardar bens e, especialmente, vidas humanas.

Fonte: GRP da CM Faro

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS