Secretário de Estado das Infraestruturas em Loulé para homologar acordo para a Circular Norte da Cidade

Regionais
Tools
Typography

Guilherme d’Oliveira Martins, Secretário de Estado das Infraestruturas, vai estar em Loulé na próxima quinta-feira, 1 de fevereiro, data em que se assinala o 30º aniversário da Cidade.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 16h00, será homologado por este membro do governo o Acordo entre a IP – Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Loulé referente à mutação dominial da EN270, entre Boliqueime e a Fonte D’Apra, freguesia de São Clemente, passando, assim, o domínio desta estrada nacional para a gestão autárquica.

Seguir-se-á a apresentação do projeto de construção da segunda fase da Circular Norte de Loulé, obra que dará mais um contributo para retirar do centro da cidade o tráfego de passagem, melhorar a circulação automóvel e criar um acesso privilegiado à Via do Infante desde a zona nascente de Loulé. Depois será apresentada intervenção de grande importância em termos de acessibilidades. Após ter sido inaugurada em 2017, pretende-se agora fazer o prolongamento da Avenida do Atlântico (entrada de Quarteira) até à rotunda da Vila Sol. Esta intervenção só será possível após a entrega, que se prevê para muito breve, do troço da EN396 entre as Duas-Sentinelas e a entrada de Quarteira.

Durante esta sessão será ainda apresentado uma proposta para a implementação de um Polo Intermodal de Transportes no Parque das Cidades, no âmbito do Algarve Central.

Outras atividades assinalam Dia da Cidade

Para comemorar os 30 anos de elevação de Loulé a Cidade, a Câmara Municipal de Loulé irá promover ainda outras iniciativas.

Pelas 10h00 deste dia 1 de fevereiro, decorre em frente aos Paços do Concelho a cerimónia de hastear da Bandeira, com a participação da Banda Filarmónica Artistas de Minerva e Bombeiros Municipais.

Durante a manhã haverá ainda tempo para a apresentação da Oficina Móvel, uma viatura que irá apoiar as populações mais idosas e desfavorecidas, prestando pequenos serviços nas suas habitações como arranjos de eletricidade, canalização, etc..

É também na Praça da República que será lançado simbolicamente o Metrominuto, projeto que visa a promoção e incentivo da mobilidade pedonal nos trajetos diários da população na cidade de Loulé e que faz parte das ações previstas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas na área temática da mobilidade sustentável.

Em termos de atividades culturais, o destaque vai para a apresentação do Catálogo “Loulé: Territórios. Memórias. Identidades”, pelas 18h00, no Salão Nobre, e o concerto do cantautor Fausto, no Cine-Teatro Louletano, pelas 21h30.

O programa de celebrações encerra no dia 2 de fevereiro, pelas 18h00, no Café Calcinha, com a apresentação do livro “Terra Diversa”, do fotógrafo Luís da Cruz, numa sessão que contará também com a presença da escritora Lídia Jorge, autora do prefácio do livro.

Fonte: GAP da CM LouléCamara Mun LouleGuilhermeOMartins

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS