90º Aniversário Ginásio Clube Naval de Faro

Regionais
Tools
Typography
Após a comemoração do 90º Aniversário do G.C.N.F só poderemos dizer que o balanço foi em tudo excepcional. Envoltos quase que numa capsula do tempo podemos reviver o passado segundo uma resenha história enaltecida pela Dra. Marta Sancho, Presidente da Assembleia Geral do Clube.
 
Houve que respeitar, relembrar e enobrecer o nosso passado,a nossa história, agradecer e parabenizar o presente e projectar o futuro do Naval.
 
Foi de facto uma noite repleta de emoções com a passagem de inúmeros vídeos sobre actividades do Clube tais como : 
- 25ª Volta ao Algarve à Vela 2017 - "bodas de prata"
- Troféu Ria Formosa 2017, com entrega de prémios ao 3° Classificado da Geral (embarcação BOCAGE, skipper Paulo Sousa); 2° Classificado da Geral (embarcação PAQUITO, skipper Rui Belchior - GCNF) e 1° Classificado da Geral (embarcação TOMATE, skipper João Coutinho)
- Vídeos/slideshow sobre actividades gerais do Clube nomeadamente os seus serviços 
- Vídeo sobre as férias desportivas com as crianças (Verão Náutico)
 
No decorrer na noite foram chamados a discursar individualidades tais como:
- Presidente CMF, Prof Rogério Bacalhau 
- Secretário de Estado do Ministério do Mar, Dr. José Apolinário 
- Director do IPDJ, Dr. Custódio Moreno
- Presidente da Fed. Portuguesa de Vela, Dr. António Roquette
- Presidente do GCNF, Dr. João Marques
 
Contamos igualmente com a presença do Vice Presidente da CMF, Dr. Paulo Santos, que em muito tem ajudado o nosso Clube. Estiverem representadas instituições tais como Comando da GNR Faro, Bombeiros Municipais e Voluntários de Faro, Comando da Capitania do Porto de Faro e Olhão, deputado Cristovão Norte, etc
 
Fazendo parte do guião da noite, o Clube agraciou aqueles que unanimamente reúnem consenso quando à sua capacidade e qualidade pessoal no sentido da sua contribuição para a história do GCNF. Assim sendo foram entregues distinções em algumas áreas, a saber: 
a) Entrega de medalhas de louvor aos atletas pelos resultados obtidos na época 2017/2018
a1 - Treinador Nuno Silva entregou medalha ao atleta da Vela Guilherme Cavaco (juntamente com novo equipamento para 2018)
a2 - Treinadora Madalena Martins entregou medalha à atleta da Natação Matilde Martins (juntamente com novo equipamento para 2018)
 
b) Entrega de distinção pelo reconhecimento e agradecimento pelos 25 anos ao serviço do GCNF, aos colaboradores Florbela Lopes e Evaristo Reis. Entrega feito pelo Presidente do GCNF.
 
c) Entrega de distinção pelo reconhecimento e agradecimento a dois Atletas do GCNF pelos relevantes resultados desportivos obtidos ao serviço do GCNF, Hugo Rocha e Hugo Veríssimo, entregues pelo Dr. António Roquette (Presidente da Federação Portuguesa de Vela)
c) Entrega de distinção pelo reconhecimento e agradecimento póstumo ao Sócio Paulo Sena, falecido prematuramente em 2017, por todo o seu contributo na área da Náutica. Prémio entregue ao seu sobrinho Martim Sancho pelo Dr. Custódio Moreno (Director do IPDJ)
 
d) Entrega de distinção pelo reconhecimento e agradecimento aos 2 sócios mais antigos do GCNF, sendo eles o Sr. José Castro e o Sr. Aníbal Guerreiro. Os prémios foram entregues pelo trio, Dr. João Marques, Dr. Rogério Bacalhau e Dr. José Apolonário (Presidente GCNF, Presidente CMF, Secretário de Estado do Ministério do Mar)
 
A noite esteve animada com banda com música ao vivo, o espaço foi decorado com a embarcação de vela de cruzeiro PAQUITO do GCNF à entrada, no interior do pavilhão eram bem visíveis as bandeiras do Clube e as grandes velas de outras embarcações do GCNF (CIDADE DE FARO e PIRANHA) a forrarem as paredes.
Cantou-se os Parabéns ao GCNF e partiu-se o bolo do 90º aniversário seguido de brinde com Espumante.
 
O dia 19 de Janeiro ficará também recordado para a história do Clube como o dia em que podemos vislumbrar com sustentabilidade o futuro do mesmo. A melhor prenda de todas estava destinada a ser entregue neste dia pelas 12:30h, horas antes do Jantar de Gala. A Direcção do GCNF reunida com DocaPesca (entidade que tutela o espaço físico concessionado ao Naval) assinaram um Protocolo em que fica tacitamente estabelecida a concessão ao GCNF por um período de 30 anos. Recorde-se que a concessão tinha sido inicialmente atribuída em 1994 com uma duração de 10 anos. Desde 2004 que a concessão era renovada anualmente. Um muito obrigado à DocaPesca que sempre se mostrou disponível e sensível ao tema, que sempre demonstrou vontade e entendimento face aos assuntos comuns com o Naval, pela sua capacidade rápida de análise e intervenção no terreno.
Comprovada fica a importância deste protocolo que permite o Clube pensar no futuro com maiores certezas e de forma sustentada. Hoje o Ginásio Clube Naval de Faro pode pensar no futuro!!! 
Esta noticia foi calorosamente recebida por todos durante o jantar de Gala, informação essa veiculada pelo Presidente João Marques no discurso de abertura.
Fonte: GCNFaro
GinasioCNFaro3GinasioCNFaro4GinasioCNFaro2
 
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS