fbpx

4º episódio do podcast “Cancro sem Temor”

Nacionais
Tools
Typography

O quarto episódio do podcast “Cancro sem Temor”, iniciativa do IPO do Porto, foi lançado com o título “Há Benefícios no Cancro. Como Assim?”. Neste episódio clarificam-se os direitos e benefícios dos doentes oncológicos, abordando temas como o atestado multiuso, os apoios à família e ao cuidador informal e o direito ao esquecimento. Nesta conversa procura-se esclarecer qual é a proteção dos doentes no quadro do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da Segurança Social quando confrontados com o diagnóstico de uma doença oncológica.

Com a participação de Esperança Silva (Diretora do Serviço Social do IPO Porto), Ana Mafalda Baptista (Técnica do Serviço Social da AAPC – Associação de Apoio às Pessoas com Cancro) e Andreia da Costa Andrade, Jurista da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o novo episodio falará de direitos e o que fazer quando não são respeitados. O que mudou nesta área ao longo dos últimos anos. Não sendo este o foco do doente no momento do diagnóstico, representa sem dúvida um ponto nefrálgico para o seu tratamento e qualidade de vida.

“Cancro sem Temor” é um projeto inédito do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

LPMCancroSemTemor 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS