fbpx

MCTES | Conselho Europeu de Investigação aprova Cinco Candidaturas Nacionais

Nacionais
Tools
Typography

Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) vai atribuir bolsas no valor de cerca de 8,3 milhões de euros a cinco projetos de investigação científica desenvolvidos em instituições de I&D portuguesas.

As bolsas são atribuídas no âmbito do concurso ERC Starting Grants ao abrigo do Horizonte Europa para o período de 2021-2027, com um valor médio de financiamento de 1,5 milhões de euros por bolsa e destinam-se a investigadores em início de carreira para que os mesmos possam constituir as equipas de investigação e desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento.

Em Portugal as bolsas vão ser atribuídas a:

  1. Manuel Souto, CICECO-Instituto de Materiais da Universidade de Aveiro, química e materiais
  2. Sérgio Rosa Domingos, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, química-física e máquinas moleculares
  3. Susana Soares, LAQV/REQUIMTE da Universidade do Porto, biotecnologia alimentar
  4. Yonatan Gez, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, socio antropologia do desenvolvimento com foco na África Oriental
  5. Vera Aldeias, Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve, estudo do passado humano e arqueologia.

Lançados em 2007, os concursos do ERC Starting Grant já atribuíram a Portugal meia centena de bolsas. Na edição deste ano Portugal atingiu um novo máximo no que diz respeito ao número de propostas submetidas, aumentando cerca de 56% face ao número de propostas submetidas no concurso de 2020.

MCTESMinisterioCienciaTecno

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS