fbpx

Ordem dos Nutricionistas | Alexandra Bento eleita “Nutricionista do ano”

Nacionais
Tools
Typography

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, foi eleita "Nutricionista do Ano" nos primeiros prémios nacionais exclusivamente dedicados ao setor da nutrição. O galardão foi entregue esta quinta-feira, dia 25 de novembro, no Casino Estoril, pela Viver Saudável, revista especializada em nutrição em Portugal, responsável pela iniciativa.  

"É muito gratificante ver o nosso percurso reconhecido, principalmente pela classe em que nos inserimos, uma vez que é em prol desta que trabalho, todos os dias, para elevar o papel que os nutricionistas têm na promoção da saúde de todos os portugueses. É à classe, aos nutricionistas, que dedico esta distinção!", salienta Alexandra Bento.

A primeira edição dos Prémios Viver Saudável pretendeu distinguir a excelência e premiar o que de melhor se faz na nutrição, em Portugal, e reconhecer os nutricionistas pelo seu trabalho diário na melhoria da saúde dos portugueses, enquanto agentes estruturais da promoção e garantia da saúde pública. Para além do prémio "Nutricionista do Ano", a Viver Saudável entregou, também, o galardão "Projeto do Ano". 

Paulo Silva, diretor da Revista Viver Saudável, justifica a escolha de Alexandra Bento enquanto "Nutricionista do Ano" por "contribuir decisivamente para que os Nutricionistas sejam cada vez mais reconhecidos como os profissionais de saúde que de facto são; por enfrentar os desafios e superá-los, sempre em nome e defesa da profissão; pela capacidade de mobilização e liderança; também pela resiliência; mas igualmente pelo muito que esperamos que construa sobre as vitórias obtidas, seja no quadro institucional ou na prática pessoal da profissão.

Este galardão vem somar-se à Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Grau Ouro, recebida em 2018, pelo trabalho desenvolvido por Alexandra Bento na defesa e promoção de hábitos alimentares saudáveis. Já em 2015, a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, foi reconhecida pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito – Grau Ouro, por ter sido uma das impulsionadoras do processo de criação da Ordem dos Nutricionistas, cuja sede acabaria por ficar instalada na cidade. 

Alexandra Bento é doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e mestre em Inovação Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa, onde é professora convidada e regente das unidades curriculares de Política Alimentar e Nutricional e Gastrotecnia. 
 
Recorde-se que Alexandra Bento foi, durante mais de uma década, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, onde abriu caminho para a criação da Ordem dos Nutricionistas. Iniciou o seu percurso profissional como nutricionista no Hospital de Amarante, cidade onde cresceu, sendo atualmente assessora superior de nutrição da Administração Regional de Saúde do Norte.

Media TailorsViverSaudavel1ViverSaudavel2

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS