Estão abertas as Candidaturas ao Prémio "ODSLocal"

Nacionais
Tools
Typography

Encontram-se a decorrer as candidaturas ao Prémio ODSlocal. O Prémio vai ser atribuído a três projetos especiais mapeados no portal ODSlocal com impacto positivo no avanço da Agenda 2030, que sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicabilidade. Os interessados em participar no Prémio ODSlocal terão até ao dia 13 de outubro para candidatarem os seus projetos.

O Prémio é lançado pelo consórcio que constitui a Plataforma ODSlocal - Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que assenta na mobilização de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos ODS propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

Para além do reconhecimento e notoriedade, o Prémio ODSlocal traduz-se por um apoio monetário individual aos projetos vencedores que concorrem na categoria ‘Projetos’. Com inscrição gratuita no site oficial (www.odslocal.pt/novo-projeto), podem candidatar-se entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social com exceção de autarquias.

Esta primeira edição está também aberta às entidades promotoras de qualquer município do país, independentemente da sua adesão à plataforma ODSlocal, que poderão candidatar-se ao Prémio ODSlocal, e às quais se podem associar ainda entidades parceiras que sejam organizações não lucrativas de natureza informal, tais como movimentos cívicos, redes da sociedade civil, grupos de cidadãos ou voluntários individuais.

As candidaturas serão avaliadas pelo impacto mensurável dos projetos (obrigatoriamente de âmbito coletivo) e alinhados com os objetivos dos ODS, que contribuam de forma positiva para as metas de pelo menos três ODS diferentes, sejam georreferenciáveis e que tenham sido implementados em Portugal no último ano.

O Prémio ODSlocal vai ser atribuído por um júri que integra a Fundação “la Caixa”; a Associação Nacional dos Municípios Portugueses*; a Comissão Científica ODSlocal; um especialista convidado; e o coordenador do consórcio ODSlocal, que presidirá. Os projetos vencedores do Prémio ODSlocal serão comunicados publicamente no âmbito da Conferência ODSlocal’21, que decorrerá em Lisboa, no dia 24 de novembro.

Sobre a Plataforma ODSlocal:

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”. Integra um portal online dinâmico que permite visualizar e acompanhar os progressos e contributos de cada município em relação aos ODS.

GCIPremioODSLocal1

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS