Porto de Sines recebe evento “Dois dias, dois portos”

Nacionais
Tools
Typography

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu participantes do evento “Dois dias, dois portos” organizado no âmbito do programa de atividades da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e que teve como principal objetivo dar a conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da sua Zona Industrial e Logística (ZILS), bem como os investimentos em curso.

Na sessão de abertura, o Presidente da APLOG, Raúl Magalhães, referiu que o setor portuário “está a atravessar um momento glorioso” e que o Porto de Sines “tem características únicas” que o distinguem dos restantes portos nacionais. O evento contou com uma mesa redonda, em que estiveram presentes o presidente da APS, José Luís Cacho, Jorge D’Almeida, presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) e Carlos Rodrigues, Policy and Corporate Engamenent Manager da Medway. A intervenção de José Luís Cacho contou com a apresentação das metas estratégicas do Porto de Sines, focadas no reforço da centralidade e da conectividade, impulsionando o incremento da carga do hinterland tendo em conta o objetivo de alcançar uma quota de 8% no mercado Ibérico. Realce ainda para o compromisso firme com a sustentabilidade ambiental e social, bem como com o contínuo processo de digitalização do porto, ao serviço de uma cadeia logística global mais célere, eficiente e sustentável.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Terminal de Granéis Líquidos, porta energética nacional na receção de crude e exportação de produtos refinados, bem como o Terminal Multipurpose, dotado com condições adjacentes de excelência, conectado à rede ferroviária e rodoviária nacional, ibérica e europeia. Por fim, foi realizada uma visita ao Terminal XXI, infraestrutura portuária inserida nas principais cadeias logísticas internacionais, responsável pelo movimento de mais de 55% da carga contentorizada em Portugal.

A cooperação com entidades como a APLOG, que representa um setor determinante para o desenvolvimento do porto, assim como a adesão a este tipo de iniciativas assume uma enorme importância na estratégia da autoridade portuária, permitindo promover o Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística adjacente a vários operadores logísticos e a quadros de empresas, o que pode traduzir-se em investimentos futuros.

UnimagemPortoSinesDoisDias

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS