GNR: O papel da GNR como Guarda Costeira

Nacionais
Tools
Typography

Hoje, dia 7 de maio, pelas 11h00, numa cerimónia alusiva ao papel da GNR como Guarda Costeira, que terá lugar no cais adjacente ao edifício do terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa – Rocha do Conde de Óbidos, será inaugurada a nova embarcação de patrulhamento costeiro "Bojador", que terá como objetivo reforçar os meios da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), tendo a mesma sido adquirida no âmbito do Fundo para a Segurança Interna. Veja o vídeo aqui.

A cerimónia contará com a presença de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, entidade que preside, e do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero.

A cerimónia terá a seguinte sequência:

  • Briefing sobre o papel da GNR como Guarda Costeira, bem como o empenhamento da UCC na FRONTEX;
  • Demonstração de meios terrestres e marítimos da UCC;
  • Inauguração da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC ) "Bojador".

A UCC é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das regiões autónomas, competindo-lhe, ainda, gerir e operar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), distribuído ao longo da orla marítima.

GNR-DCRPGNRNavioBojador

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS