Banner Alto Página

FFMS organiza Ciclo de Conferências "De Olhos Postos na Ciência"

Nacionais
Tools
Typography
  • Chegou o Mês da Ciência e da Educação, com um ciclo de cinco conferências digitais organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos;
  • Ann Druyan, escritora e co-criadora (com Carl Sagan) da série televisiva CosmosNaomi Oreskes, historiadora de ciência da Universidade de Harvard, Nahid Bhadelia, médica e especialista em doenças infeciosas, Elissa Epel, psicóloga da Universidade da Califórnia e especialista em envelhecimento, são algumas das oradoras confirmadas para as várias conferências digitais que vão decorrer ao longo de cinco semanas;

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vai dedicar, uma vez mais, os meses de Outubro e Novembro à ciência e à educação. Comissariado por Carlos Fiolhais e David Marçal, o ciclo de conferências arranca esta quarta-feira, dia 21 de Outubro. Todas as semanas, durante um mês, oradores nacionais e internacionais vão discutir temas tão distintos como o cosmos e a exploração do espaço, a preparação para pandemias e a genética do envelhecimento, numa série de conferências dedicadas a refletir sobre os motivos pelos quais podemos ter esperança na ciência.

Como podemos preparar-nos melhor para enfrentar pandemias? Porque devemos confiar na ciência do clima e da saúde? De que forma o stress pode acelerar ou retardar o nosso envelhecimento?  Para reflectir sobre estas e outras questões a Fundação convidou especialistas nacionais e internacionais que, ao longo das próximas semanas, vão participar em debates e conferências digitais transmitidos no seu site e nas suas redes sociais. 

A primeira iniciativa do Mês da Ciência e da Educação tem lugar esta quarta-feira, dia 21 de Outubro, às 21h00. Na conferência «Cosmos: Mundos Possíveis», a escritora e produtora Ann Druyan, vencedora de um Emmy,  e o físico Carlos Fiolhais conversam sobre a humanidade, de onde viemos e para onde vamos. Co-criadora da série televisiva "Cosmos", Ann Druyan falará também sobre o seu novo livro "Cosmos: Mundos Possíveis".

No dia 28 de Outubro, na conferência "Preparação para Pandemias" Nahid Bhadelia, médica infecciologista da Universidade de Boston e Filipe Froes, pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19, discutem como a ciência pode contribuir para estarmos mais preparados  para futuras pandemias e que lições de governação podem ser retiradas de outras epidemias recentes.

«Porquê confiar na ciência do clima, e não só?» é o tema da conferência de dia 4 de Novembro, que conta com a participação da historiadora de ciência e colunista da revista Scientific American, Naomi Oreskes e do bioquímico David Marçal. Esta sessão inclui também o pré-lançamento da edição portuguesa do livro de Oreskes: "Porquê confiar na Ciência».

A 11 de Novembro, a conferência «Genética, stress crónico e envelhecimento» junta Elissa Epel, psicóloga especialista em envelhecimento e obesidade na Universidade da Califórnia, e  Elsa Logarinho, investigadora de genética do envelhecimento do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s).

O ciclo chega ao fim com a conferência GPS «Como comunicar ciência ao público em geral?», no dia 18 de Novembro, que conta com a participação do astrofísico português, Pedro Russo, e de Ana Godinho, directora de educação, comunicação e divulgação do CERN.

JLM&AConferenciasFFMS

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS