FFMS lança Nova Série de Conversas Digitais Dedicada à Ciência

Nacionais
Tools
Typography

Fundação Francisco Manuel dos Santos lança nova série de Conversas Digitais dedicada à Ciência

  • NUMA ALTURA EM QUE TODAS AS ESPERANÇAS SE CENTRAM NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, A FFMS LANÇA O PROGRAMA DE CONVERSAS DIGITAIS «ASSIM FALA A CIÊNCIA»
  • THIAGO CARVALHO, IMUNOLOGISTA NA FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD, ROGÉRIO COLAÇO, PRESIDENTE DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO, E MARIA JOÃO AMORIM, VIROLOGISTA NO INSTITUTO GULBENKIAN DE CIÊNCIA SÃO OS PRIMEIROS NOMES CONFIRMADOS
  • TODOS OS DIAS ÀS 19H00, EM DIRECTO, NO SITE DA FFMS, NO FACEBOOK E INSTAGRAM

Para continuar a acompanhar os Portugueses durante o difícil período que enfrentamos, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) lança hoje “Assim Fala a Ciência”. Numa altura em que assistimos a uma colaboração científica sem precedentes à escala global e em que a sociedade parece valorizar mais que nunca o trabalho dos cientistas, o programa “Assim Fala a Ciência” pretende dar voz àqueles que dedicam as suas vidas à investigação científica.

Durante o mês de Maio, de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 19h30, o bioquímico e divulgador de ciência David Marçal, irá entrevistar um cientista sobre o seu trabalho, numa conversa que pretende dar a conhecer melhor a investigação desenvolvida nos laboratórios por especialistas de diversas áreas, que o coronavírus fez agora saltar para a ribalta.

PROGRAMA ESTA SEMANA

Quarta-feira 29 de Abril: ‘O que sabemos hoje?’ Com Thiago Carvalho (imunologista da Fundação Champalimaud)

Todas as armas da ciência estão hoje concentradas na Covid-19: dos testes de despiste da doença aos serológicos, que permitem detectar a imunidade, dos projectos candidatos a vacina, à procura de medicamentos eficazes no tratamento. A ciência da COVID-19 está a avançar muito rapidamente. É importante perceber o que sabemos hoje com esta vertiginosa produção científica.

Quinta-feira 30 de Abril: ‘A engenharia à procura de soluções em tempos de crise’ com Rogério Colaço (Presidente do Instituto Superior Técnico)

A necessidade está a aguçar a engenharia. Investigadores, engenheiros, curiosos e instituições uniram-se para fazer o que não havia no mercado para combater o vírus: máscaras, zaragatoas, kits de diagnóstico e mesmo ventiladores. As Universidades — centros de produção e gestão do conhecimento — ganharam um novo protagonismo e tornaram o seu papel mais próximo do dia a dia.

Sexta-feira 1 de Maio: ‘O que sabemos e não sabemos sobre este vírus?’ com a virologista Maria João Amorim (investigadora principal em Biologia Celular da Infecção Viral no Instituto Gulbenkian de Ciência)

O que têm os coronavírus de especial? Que vírus são estes que infectam diferentes espécies e provocam doenças e reacções tão diferentes? Porque é que surgem novos vírus? O que distingue o SARS-Cov-2 e porque está a provocar tanta preocupação?

JLM&A

FalaCienciaFFMS

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS