"Air Center" mostra Aumento do Nível da Qualidade do Ar em Portugal

Nacionais
Tools
Typography

A monitorização das emissões de dióxido de azoto (NO2) em Portugal e Espanha ao longo do mês de março pelo AIR Centre mostra um efetivo aumento do nível da qualidade do ar durante o período de emergência nacional decretado no contexto do surto da doença COVID-19 (imagens em anexo). Esta evolução é particularmente benéfica para reduzir a probabilidade de afetar pessoas com problemas respiratórios.

A inalação por dióxido de azoto está relacionada com o aumento da probabilidade de problemas respiratórios, uma vez que em altas dosespoderia inflamar o revestimento dos pulmões e reduzir a imunidade a infeções pulmonares, causando problemas como tosse, constipações e bronquite.

A análise documenta um dos impactos esperados da situação de emergência em que vivemos, uma vez que o NO2 é gerado sobretudo por emissões resultantes de setores como transportes e indústria, os quais têm sido, pelo menos parcialmente, desativados com a situação de emergência nacional decretada nas últimas semanas.

As emissões de dióxido de azoto (NO2) têm sido quantificadas pelo Laboratório de Observação da Terra do Centro Internacional de Investigação do Atlântico - AIR Centre, através do satélite Europeu Copernicus Sentinel 5P. Através do sistema TROPOMI (Tropospheric Monitoring Instrument), as imagens agora obtidas e processadas pelos peritos do AIR Centre entre os dias 10 e 28 de março revelam uma redução drástica nos níveis de NO2 devido à redução da atividade económica e dos níveis de mobilidade. No caso de Lisboa a redução é mais significativa, chegando aos 80% em alguns locais da capital, e no Porto a redução atinge os 60% em alguns pontos da cidade. 

MCTES

DioxidoAzoto210/3 -Encerramentos dos museus, teatros, monumentos e atividades desportivas em áreas fechadas em Portugal. Voos para Itália suspensos por 14 dias

DioxidoAzoto3DioxidoAzoto4

11/3 - Mais de 1.000 médicos voluntariam-se para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). OMS declarou COVID-19 como Pandemia. Anúncio que todas as escolas serão fechadas nos dias seguintes.

DioxidoAzoto5

14/3 - A Espanha inclui medidas drásticas restringindo a mobilidade dos cidadãos, exceto para o trabalho, alimentação e farmácia.

DioxidoAzoto6

16/3 to 18/3 - 1º falecimento devido ao COVID-19 em Portugal Implementado o controle de fronteira entre Portugal e a Espanha. Declarado Estado de Emergência em Portugal.

DioxidoAzoto7

26/3 - Tráfego aéreo diário nos aeroportos portugueses caí 87%. Banco de Portugal (BdP) alerta sobre o grave impacto económico no crescimento e no desemprego. As escolas não voltarão a abrir depois do período da Páscoa.

DioxidoAzoto8

28/3 - A política de isolamento social aparentemente contribuí para o achatamento da curva de contágio (aparecimento de novos casos que precisam de tratamento hospitalar).

Sobre o AIR Centre

O AIR Center é uma instituição internacional distribuída em rede, com sede na Ilha Terceira, Açores, orientada para promover a criação de empregos e o desenvolvimento econômico sustentável nas regiões Atlânticas, através da integração das ciências do espaço, clima, terra, oceano, energia e dados. O AIR Centre promove a cooperação sul-norte / norte-sul em alinhamento com as prioridades nacionais / regionais dos países Atlânticos e os desafios globais, como a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Década da Ciência Oceânica, o Acordo de Paris e o Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastre 2015-2030.

MCTES

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS