Destaque
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), ontem, dia 11 de maio, detetou e resgatou 14 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta "THEMIS 2022" com a Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador, a sul de Sardenha.
Durante uma ação de patrulhamento, os militares receberam informação de que um pesqueiro local teria avistado uma embarcação com migrantes a cerca de 15 milhas náuticas a sul da Sardenha, já em águas territoriais italianas. De imediato, foram encetadas diligências com o intuito de apurar a veracidade da informação tendo, pelas 21h25, sido detetada e intercetada uma pequena embarcação de madeira com 14 migrantes a bordo, todos homens de nacionalidade argelina, dos quais cinco eram menores de idade.
Os militares da tripulação do Bojador procederam ao resgate dos migrantes para bordo do navio, aos quais foram distribuídas mantas térmicas dado que se apresentavam em evidente estado de exaustão fruto da navegação, bem como foram distribuídos bens alimentares.
Findo o resgate, foram transportados para o Porto de Sant'Antioco, em coordenação com as autoridades locais e equipas da FRONTEX, tendo ainda sido efetuado o reboque da embarcação utilizada na travessia.
No decorrer do transporte foram ainda prestados os primeiros socorros a dois migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros decorrentes da travessia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a Lancha de Patrulhamento Costeiro "Bojador" na Operação Conjunta "THEMIS 2022" - Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 13 de julho de 2022.
GNR UCC
Dois encontros INTREPIDA comemoram o compromisso entre países vizinhos para trabalhar juntos no quadro do programa Interreg Espanha Portugal (POCTEP)
A sede da Fundação Tres Culturas del Mediterráneo em Sevilha, Espanha, celebrou a 10 de maio de 2022 dois encontros INTREPIDA numa semana dedicada à Europa, na qual se unem numerosas actividades para celebrar o nascimento de um acordo cuja vocação é a paz e a cooperação entre países do mesmo continente.
A Fundação Tres Culturas, instituição coordenadora do projecto INTREPIDA plus, manifestou o seu compromisso de aproximar países vizinhos como Espanha e Portugal através do papel que desempenham as empresárias e empreendedoras de ambos os países à frente dos seus projectos e ideias de negócio; sem esquecer o papel da mulher no mundo da cultura, destacando nesta ocasião o cinema com selo português.
Estes eventos desenrolaram-se numa semana que celebra o projecto de união proposto a 9 de maio de 1950 pelo, no momento, ministro francês de Negócios Estrangeiros Robert Schuman, um dia que passará a ser o Dia da Europa. Esta nova forma de cooperação e união política que persegue especialmente garantir a paz e a unidade do continente europeu, que hoje é mais do que nunca necessária, e merece ser recordada pelo valor e a riqueza que traz para todos.
A Fundação Tres Culturas, com uma clara vocação pela cooperação entre países vizinhos, ofereceu dois interessantes encontros INTREPIDA de carácter totalmente gratuito graças ao apoio económico do programa europeu Interreg Espanha Portugal (POCTEP) e da Junta de Andaluzia.
O primeiro encontro INTREPIDA esteve a cargo da empresária estabelecida em Sevilha Sandra Lázaro, que guiou um apaixonante workshop teórico-prático sobre como comunicar melhor o que fazemos e o que oferecemos para mostrar o que realmente somos. Um encontro onde empreendedores e profissionais da comunicação, community managers, criadores de conteúdo e, em geral, pessoas com curiosidade por aprender, tiveram oportunidade para conhecer melhor as chaves desta empresária que após ter trabalhado durante anos em marketing por conta de terceiros, seguiu o seu instinto para criar uma empresa dedicada a preencher um vazio na comunicação, o copywriting.
Após este encontro, o ciclo Martes de Cine [terça-feira cinema] da Fundação Tres Culturas dedicou a sessão à projecção de duas curtas-metragens de jovens directoras portuguesas: Bustarenga (2019), dirigida por Ana Maria Gomes e produzida por Ecce Films; e Ruby (2019), dirigida por Mariana Gaivão, um filme que conta com quatro prémios e que esteve em festivais de cinema de Espanha, França, Alemanha e Suécia. Foi uma ocasião excepcional para poder desfrutar de um cinema escassamente presente nas salas comerciais e que também se projectou em versão original legendado em espanhol, promovendo assim o multilinguismo europeu e seguindo a norma dos Martes de Cine da Fundação.
A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo é o Beneficiário Principal do projecto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes sócios de Espanha e Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e Município de Faro. O projecto INTREPIDA plus conta com o financiamento europeu do programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP).
Mais informação sobre o projecto INTREPIDA em www.tresculturas.org/intrepida
Sobre os filmes https://agencia.curtas.pt/
Tres Culturas
A Girl MOVE Academy, após ter sido reconhecida com o prémio UNESCO como uma das melhores plataformas de educação para jovens mulheres, lança o MOVHERS - um programa virtual para jovens changemakers do mundo inteiro para cocriarem soluções para problemas globais - apoiadas por uma comunidade de líderes inspiradores.
E se existisse um programa de liderança para jovens mulheres changemakers que lhes desse a oportunidade de se sentarem à mesa com líderes mundiais e influenciar a agenda global? Já existe - e chama-se MOVHERS.
MOVHERS é uma comunidade, uma plataforma e um programa criado pela Girl MOVE Academy, que conecta atuais líderes mundiais com as changemakers (de todo o mundo) do futuro. Da comunidade MOVHERS já fazem parte nomes como António Guterres, Kristalina Georgieva, Graça Machel, Durão Barroso, Mia Couto ou Vandana Shiva, entre mais de 100 outros líderes - incluindo artistas, ativistas, cientistas e políticos.
QUAL É O OBJECTIVO?
Contribuir para criar um futuro onde a liderança feminina influência efetivamente as decisões do mundo. Desde a mudança climática, à construção da Paz ou à defesa dos Direitos Humanos, passando por todas as áreas refletidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
COMO?
Com um programa digital, inspirado na metodologia que a Girl MOVE utiliza na sua Academia, que cruza mentoria intergeracional com círculos de ‘sisterhood’. Durante 4 meses, jovens changemakers de todo o mundo vão juntar-se em círculos temáticos - os primeiros temas serão relacionados com paz, alterações climáticas e women in-power/educação.
- Vamos criar Círculos Globais de ‘Sisterhood’, conectando jovens changemakers num espaço seguro para partilha, aprendizagem e inspiração mútuas
- Vamos ligar estas jovens a Líderes e Experts Globais para que, colaborativamente, criem soluções para endereçar desafios globais, enquadrados na Agenda 2030
- Vamos dar acesso a uma Audiência Global, colocando estas jovens nos melhores palcos mundiais (como a COP27), para que façam ouvir as suas vozes, histórias e soluções
Um dos grandes objetivos deste programa é amplificar o impacto local do trabalho que estas changemakers já desenvolvem nas suas comunidades, tornando-o global, dando-lhes ferramentas para desenvolverem os seus skills de liderança.
PARA QUEM É O PROGRAMA?
Para jovens changemakers de todo o mundo, entre os 20-30 anos de idade, com licenciatura ou a frequentar a universidade, que estejam ativamente envolvidas numa causa social, e com forte sentido de liderança.
As inscrições estão abertas até 18 Maio de 2022.
Sobre a Girl Move
A Girl MOVE Academy é uma Academia de Liderança que cria modelos disruptivos de educação para amplificar talento e promover igualdade de género e transformação sustentável. Em 2021, a Girl MOVE foi distinguida pelas suas metodologias inovadoras e eficazes de educação e liderança feminina em Moçambique, tendo ganho o Prémio UNECO para ‘Girls’ and Women’s Education’. Ler mais aqui.
Nos últimos sete anos, a Academia impactou +10.000 jovens mulheres, ativando-as como ‘changemakers’ e modelos de referência para as novas gerações. Com as suas iniciativas em Moçambique, estas jovens contribuíram para aumentar a taxa de transição escolar no norte do País de 20% para 90%, e reduzir os níveis de maternidade infantil de 45% para 2%.
CV&A
Lançados, pela primeira vez, em 2020, durante o confinamento, estas formações traduzem a aposta numa estratégia de trabalho conjunto e de proximidade que o Turismo do Algarve fomenta junto dos agentes de turismo internacionais.
> R. Unido - https://www.onlinetraveltraining.com/free-courses/providers/algarve-uk
> EUA - https://www.onlinetraveltraining.com/free-courses/providers/algarve-us
> França (brevemente)


Mais Artigos
Não existem artigos nesta categoria mas podem existir artigos em subcategorias caso estejam listadas.