Encontros INTREPIDA na semana do Dia da Cooperação Europeia com Empresárias da Eurorregião

Internacionais
Typography

A Fundación Tres Culturas del Mediterráneo intensifica, após o verão, o número de encontros INTREPIDA, que começam na semana comemorativa do Dia da Cooperação Europeia, o EC Day. Estes encontros com as empresárias de diferentes setores, são organizados mensalmente e dirigidos a todas aquelas pessoas que, de um modo gratuito, desejem experimentar, aprender e desfrutar, enquanto se formam e desfrutam de novas experiências, graças à contribuição generosa de uma seleção de empresárias cujo denominador comum é, o de viverem e trabalharem na Eurorregião: Andaluzia, Algarve e Alentejo.

Após a pausa do mês de agosto e quando se cumprem dez anos em que se celebra o Dia da Cooperação Europeia a 21 de setembro, a Fundación Tres Culturas iniciou o ciclo dos encontros INTREPIDA com uma experiência intimista no estúdio que a ceramista Yoko Akabane tem no bairro de San Luis, em Sevilha. Este encontro permitiu que um grupo reduzido de 18 pessoas, dividido em dois grupos, entrasse na magia da cerâmica, usando para isso peças de barro, tintas, esmaltes, pincéis e outras ferramentas com as quais puderam experimentar técnicas como, a corda seca ou a pintura à mão. Yoko Akabane nasceu no Brasil, filha de pais japoneses, leva quase 40 anos à frente do seu estúdio de cerâmica em Sevilha onde chegou para fazer um doutoramento em história. Atraída pela cerâmica e movida pelo encanto de viver na Andaluzia, em particular em Sevilha, começou a formar-se naquela que foi a Escola de Artes Aplicadas e de Ofícios Artisticos de Sevilha, Espanha, e no dia de hoje, o seu estúdio é uma referência na cidade. O projeto INTREPIDA plus coloca assim em evidência e com estes encontros, o trabalho das mulheres que decidiram empreender fora do seu país de origem, tendo tido que enfrentar-se às dificuldades para montar um negócio num país estrangeiro, atendendo a normas e as leis que, são particulares para cada país.

O seguinte encontro INTREPIDA neste mês de setembro, realizou-se na quarta-feira, dia 22, na sede da Fundación Tres Culturas em Sevilha, onde se encontraram presencialmente mais de 50 pessoas com perfis muito diversos, juntamente com outras 50 pessoas de diferentes países que acompanharam telematicamente o encontro conduzido pela empresária Mamen Villalba, fundadora da empresa de design gráfico com sede em Sevilha, Blanco Ruso. Este encontro serviu para discutir o Instagram como uma ferramenta que potencia uma marca e que, sem dúvida, pode ser um elemento-chave para aumentar as vendas e chegar a mais potenciais clientes. Esta designer gráfica fez um percurso sobre elementos relacionados ao estilo, com ênfase especial na importância da imagem que transmitimos através das redes sociais. Pudemos aprender, entre outras coisas, a planear o conteúdo que é publicado nas redes para permitir-nos fazê-lo de forma ágil e eficiente. Quer o público presente na sala quer o que assistiu de maneira telemática, pôde fazer perguntas e trocar opiniões de grande interesse para todos.

Estes são os primeiros encontros de uma série contínua ao longo dos próximos meses e até ao final do projeto, onde será destacada a diversidade dos negócios e o profissionalismo das mulheres que estão por trás de cada um desses projetos empresariais, em Espanha e em Portugal.

A Fundación Tres Culturas del Mediterráneo é o Beneficiário Principal do projeto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes parceiros de Espanha e de Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e do Município de Faro. O projeto INTREPIDA plus conta com o financiamento europeu do programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP).

Tres CulturasIntrepidaPlus1IntrepidaPlus2IntrepidaPlus4

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS