O Cruzeiro Eurocidade do Guadiana abre seu Roteiro com Agentes Turísticos, Culturais e Institucionais

Internacionais
Typography

A empresa Transporte Fluvial de Guadiana inaugurou hoje a travessia do rio que atravessa as águas dos três municípios que integram a Eurocidade do Guadiana: Ayamonte, Vila Real de Santo António e Castro Marim.

O cruzeiro, com uma hora e meia de duração, parte todas as terças-feiras de julho e agosto às 19h30 (hora espanhola) da Muelle de Portugal, em Ayamonte, onde vai embarcar o tradicional ferry que liga as duas margens do Guadiana. É um produto turístico que nos permite apreciar desde o rio o território dos três concelhos, a sua foz, bem como passar por baixo da Ponte Internacional do Guadiana. Com um preço acessível de 13 euros por pessoa, incluindo snacks e bebidas, a viagem permite aos residentes e visitantes uma experiência diferente num ambiente de segurança sanitária.

A inauguração contou com a presença de representantes políticos dos três municípios, entre os quais o Presidente da Eurocidade do Guadiana e o Presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral; o diretor da Eurocidade do Guadiana e prefeito de Vila Real de Santo António, Luís Romão; bem como o conselheiro para a cultura e cooperação transfronteiriça Remedios Sanchez Rubiales.

Também estiveram presentes representantes da Câmara de Comércio de Ayamonte e uma boa representação de empresas de turismo e agentes culturais para que, por um lado, possam desfrutar e recomendar o passeio aos seus clientes e, por outro, inspirar-se para criar experiências turísticas que conectam os três municípios.

Nas palavras de Francisco Amaral, presidente da Eurocidade do Guadiana, “promover que as empresas e os cidadãos se juntem ao movimento da Eurocidade do Guadiana, que se sintam deles, que possam gozá-lo e dele tirar proveito é o nosso objetivo prioritário. Hoje inauguramos o primeiro produto turístico Eurociudad del Guadiana, que promete ser um sucesso e agradecemos à empresa de Transporte Fluvial pelo seu lançamento ”.

O Director Luís Romão continuou “é fundamental que nós, políticos, mas também empresas e cidadãos, criemos e abraçemos a Eurocidade do Guadiana. Teremos muito mais possibilidades de desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural se unirmos as potencialidades dos três territórios. Este projeto torna-se cada vez mais real e tangível e hoje estamos aqui para celebrar mais uma vez o triunfo da cooperação transfronteiriça. A Estratégia Conjunta de Turismo e a Marca Turística Eurociudad del Guadiana continuam a avançar e a inauguração deste cruzeiro é prova disso ”.

Por sua vez, Remedios Sanchez Rubiales acrescentou: “Este ano, o serviço de ferry transfronteiriço recebeu o Primeiro Prêmio de Cooperação Transfronteiriça pela trajetória e serviço público que prestou ao cidadão de ambas as costas ao longo dos anos. Hoje, confirmamos também o seu compromisso transfronteiriço de promover a unidade e valorização da nossa Eurocidade através de um cruzeiro que nos permite conhecer, desfrutar e amar cada vez mais o nosso território comum ”.

A venda de bilhetes para o cruzeiro é efectuada até à sua lotação através dos canais habituais do ferry: tanto na bilheteira situada na rua Muelle de Portugal 37 em Ayamonte (Espanha), também é possível reservar no número +34 959 47 06 17.

A ação de promoção e criação de produtos turísticos transfronteiriços enquadra-se no projeto EuroGuadiana 2020, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal.

YMSCruzeiroEurocidadeCruzeiroEurocidade1CruzeiroEuroCidade3CruzeiroEuroCidade4CruzeiroEuroCidade5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS