Cerimónia Final: Startup Europe Accelerathon Euroregion Alentejo-Algarve-Andaluzia

Internacionais
Typography
Cerimónia Final: Startup Europe Accelerathon Euroregion Alentejo-Algarve-Andaluzia para os desafios Covid -19 e alterações climáticas  
  • Um programa de inovação aberto para promover tecnologias inovadoras na Euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia.
  • O webinar final, organizado pela Finnova, terá lugar na próxima quinta-feira, 6 de maio de 2021.
  • Uma apresentação foi de apoio à Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, como indicado nas suas prioridades: "É tempo de agir: para uma recuperação justa, ecológica e digital".
  • Iniciativa cofinaer-se-ão no Ministério da Presidência, Administração Pública e Interna da Junta de Andaluzia.
"Accelerathon Spain-Portugal: inovação e cooperação contra o Covid-19 e as alterações climáticas" procura abordar os desafios que a Euro-região Alentejana-Algarve-Andaluzia (Euro-Região AAA) enfrenta em questões relacionadas com o Covid-19 e as alterações climáticas. Na próxima quinta-feira, 06 de maio de 2021, às 17:00 horas de Bruxelas,  realizar-se-á a cerimónia final deste programa aberto de inovação (www.accelerathon.eu) para impulsionar a inovação na Euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia na luta contra o Coronavírus e as alterações climáticas. Esta iniciativa é cofinaer a cooperação do Ministério da Presidência, Administração Pública e Interna da Junta de Andaluzia.
 
Durante o evento, em formato webinar, será anunciado o nome dos três finalistas do Accelerathon Spain-Portugal. O júri avaliou um total de 15 iniciativas apresentadas, das quais as 5 com a pontuação mais elevada serão divulgadas através dos canais de comunicação finnova e do Firefighting Open Innovation Lab – CILIFO. O júri escolherá a melhor proposta, que receberá conselhos e será orientada para uma possível apresentação do seu projeto a uma chamada europeia. As restantes quatro iniciativas beneficiarão do serviço de informação sobre ajuda financeira prestado pela Finnova, os finalistas participarão no webinar final em que farão um pitch de 5 minutos.
  • A primeira proposta finalista será orientada e aconselhada pela Finnova para a procura de oportunidades financeiras europeias de interesse.
  • As propostas que permaneçam em segunda e terceira posições receberão orientação parcial, beneficiando de um serviço de informação sobre ajuda financeira prestado pela Finnova.
  • As cinco principais propostas serão divulgadas - respeitando sempre a proteção do sigilo empresarial - para ajudar a sua divulgação e aumentar as hipóteses de as entidades interessadas em investir nelas as conhecerem.
O webinar final prevê a participação das entidades que colaboram com a Finnova nesta iniciativa (Universidade de Évora, IrRADIARE e Comunidade Intermunicipal do Algarve-AMAL) para a realização e implementação das tarefas incluídas na celebração do "Accelerathon Spain-Portugal: inovação e cooperação contra o Covid-19 e as alterações climáticas".
 
Sobre Startup Europe Accelerathon (www.accelerathon.eu)
A Startup Europe Accelerathon pretende identificar ideias inovadoras capazes de obter financiamento da União Europeia, como o programa LIFE, Green Deal, Horizon 2020 ou NextGenerationEU. Startup Europe Accelerathon segue as direções dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, contribuindo de cada desafio paraos objetivossto propostos; e n no quadroda metodologia da DG Connect Startup Europe Awards da Comissão Europeia que nasce desde a DG Investigação e Desenvolvimento em 2020 com a campanha pan-europeia Hackthevirus. Tem realizado com sucesso com governos como o da Comunidade Valenciana com o desafio das águas poluentes industriais ou da Junta de Andaluzia com o desafio de combater as alterações climáticas, a gestão florestal e a inovação na prevenção, combate a incêndios e regeneração de espaços ardidos.  
Sobre Startup Europe
A Startup Europe é uma iniciativa daComissão Europeia, a DG CONNECT, para conectar e promover startups de alta tecnologia, escalas, investidores, aceleradores, redes empresariais, universidades e meios de comunicação social.
Sobre os Prémios Startup Europe (HIS) (www.startupeuropeawards.eu)
Trata-se de uma metodologia da Dg CONNECT da Comissão Europeia, implementada pela Fundação Finnova desde 2016. O SEUA é uma ferramenta de inovação aberta para identificar startups disruptivas, promover a colaboração público-privada e sensibilizar para a importância da auto-preparação como motor gerador de emprego. Para além da construção de parcerias para ajudar a satisfazer as Nações Unidas, as ODS e as ações do Pacto Verde Europeu, contribuindo assim para a economia circular, para a luta contra as alterações climáticas e para o turismo sustentável. Os vencedores recebem apoio para transformar os seus projetos em grandes projetos apoiados financeiramente pela UE (entre 500.000 e 17,5 milhões de euros), apoio jurídico internacional e lobbying, mentoria estratégica, networking internacional, acesso de investidores e apoio à internacionalização em todo o mundo.
Sobre o CILIFO – Projeto Colaborativo(www.cilifo.eu)
O Projeto O Centro Ibérico de Investigação e Combate a Incêndios Florestais (CILIFO) é financiado pelo Interreg V-A Espanha – Portugal – Programa de Cooperação Transfronteiriça POCTEP (2014-2020),tem umorçamento total de 24,6 milhões de euros e é o projeto Interreg Mais Financiado na história do programa de incêndios florestais.  Centra-se no combate aos incêndios florestais e nas suas consequências para a adaptação e mitigação das alterações climáticas; num quadro de cooperação transfronteiriça para a prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais de Espanha e Portugal na região do Alentejo - Algarve-Andaluzia. O projeto segue asindicações do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 13: Tomar medidasurgentes para combater as alterações climáticas e os seus efeitos.  
Sobre Firefighting Open Innovation Lab – CILIFO
O Projeto CILIFO através do seu Laboratório de Inovação Aberta de Combate a Incêndios – CILIFO (acelerador – incubadora gerida pela Finnova) apoia as iniciativas de empreendedores e empresas na área da prevenção e combate aos incêndios florestais. Existem atualmente 18 empresas afiliadas ao acelerador e estão a ser orientadas e orientadas para iniciativas na procura de financiamento europeu.
Sobre Finnova (www.finnova.eu)
Fundação Europeia para o financiamento da inovação, com sede em Bruxelas e escritórios na Andaluzia (Sevilha), País Basco (Vitoria), Valência (Valência), Madrid, Canárias (Fuerteventura, Santacruz e Gran Canaria), e com antenas na Roménia, Panamá e Chile e cujos objectivos são promover a cooperação público-privada através da inovação para enfrentar desafios sociais como o emprego, a formação, o empreendedorismo, os ODS das Nações Unidas, a economia circular, a saúde, a digitalização, a água e as energias renováveis. Uma das suas prioridades é a formação de jovens talentos em gestão de assuntos europeus em Bruxelas.
BM Fundação Finnova
StartupEurope1
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS