GNR: GNR forma Oficiais Inspetores da Polícia Nacional de Timor-Leste

Internacionais
Typography

A Guarda Nacional Republicana (GNR) contribuiu ativamente, através de quatro Oficiais formadores, para a realização do 1.º Curso de Promoção a Oficial Inspetor (CPOI) da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), que terminou no passado dia 09 de março de 2020, no Centro de Formação da Polícia, na cidade de Díli, em Timor-Leste.

Os referidos Oficiais da GNR, especialistas nas áreas Jurídica, Técnico-Profissional, Liderança e de Operações e Informações, encontram-se em Timor-Leste ao abrigo do Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República Democrática de Timor-Leste em matéria de Segurança Interna, e ainda de um Protocolo de Cooperação Técnico-Policial estabelecido entre a GNR e a PNTL. 

O CPOI teve por objetivo ministrar formação a 53 Sargentos da PNTL que, ao concluírem o curso com aproveitamento, foram promovidos ao posto de Inspetor Assistente e, por conseguinte, considerados aptos ao desempenho de funções de comando e chefia, com destaque para a função de Comandante de Esquadra.

Os recém-promovidos Oficiais da PNTL receberam formação em diversas áreas de especialização com o objetivo de prestarem um serviço de qualidade aos cidadãos. Desta forma, e com a duração de nove meses, o CPOI constituiu-se como uma inovação formativa e inédita para o Corpo de Oficiais da PNTL, representando um salto qualitativo para a Instituição que se pretende moderna e de excelência.

A GNR vem apoiando a PNTL, desde o ano de 2011, em várias vertentes, designadamente na admissão a cursos de formação e a cursos de promoção das diferentes categorias profissionais, tendo até à atualidade contribuído para a execução de cinco Cursos de Formação de Agentes, um Curso de Formação de Sargentos, vários cursos de especialização e, agora, o 1.º Curso de Promoção a Oficial Inspetor.

GNR-DCRPGNRFormaTimorLeste

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS