Banner Alto Página

Seleção no Algarve a caminho do Euro 2020

Desporto
Typography

A derrota em Kiev, às mãos da Ucrânia, impediu que a seleção portuguesa confirmasse o apuramento para a fase final do Euro 2020 na antepenúltima jornada do grupo B. As hipóteses de apuramento para a fase final continuam bem intactas. O destino das cores nacionais (também) passa pelo Estádio do Algarve. 

Campeã da Europa em 2016 e vencedora da Liga das Nações da UEFA no último verão, a seleção portuguesa está a seis pontos da fase final do Euro 2020, competição que, em vez de seguir o modelo tradicional, será disputada um pouco por todo o continente.

Dadas as circunstâncias, chegou a ser colocada a possibilidade de a equipa portuguesa chegar ao Estádio do Algarve com o apuramento já assegurado. A derrota na Ucrânia, contra as probabilidades apresentadas na maioria dos mercados de apostas online, impediu esse cenário, e os três pontos que vão estar em jogo a sul do país, no embate com a Lituânia, serão decisivos para as contas finais do grupo. Os eleitos de Fernando Santos não precisam "agarrar na calculadora", dado que as contas são bem fáceis de fazer e, ainda para mais, a equipa só depende de si mesma: se conquistar seis pontos nos últimos dois duelos nesta fase de grupos, frente a Lituânia e Luxemburgo, a equipa portuguesa marcará presença na fase de grupos da competição de seleções mais importante do continente. AlgarveCaminhoEuro

Fonte: Pixabay.com

Lituânia de boa memória

A seleção lituana, adversária de Portugal no Estádio do Algarve, entrará na penúltima jornada de apuramento no último posto do grupo B com apenas um ponto conquistado. O primeiro encontro entre as duas seleções, disputado em Vilnius no mês de setembro, terminou com uma vitória incontestável da seleção portuguesa por cinco bolas a uma com um "poker" de Cristiano Ronaldo, capitão que chegou ao golo 700 da carreira na visita a Kiev. Antes disso, as seleções de Portugal e Lituânia só se tinham encontrado em duas ocasiões, ambas em contexto amigável. Sem surpresas, em agosto de 2000, Portugal também goleou por cinco a um, ao passo que quatro anos mais tarde, em ano de Europeu em solo português, a goleada aplicada aos lituanos foi de 4-0. 

Compromissos mais recentes no Algarve

A seleção portuguesa jogou pela última vez no Estádio do Algarve a 6 de setembro de 2018, após a participação no Mundial da Rússia. Frente à vice-campeã do mundo Croácia, a equipa portuguesa não foi além de um empate a uma bola. 

Já a última vez que a seleção nacional atuou a título oficial no Estádio do Algarve remonta a 13 de novembro de 2016, voltando a jogar no palco desginado volvidos três anos e um dia. Em 2016, a caminho do Mundial 2018, Portugal recebeu e venceu outra das nações do Báltico, no caso, a Letónia, por quatro bolas a uma. Cristiano Ronaldo (2), William Carvalho e Bruno Alves deram expressão ao resultado, enquanto Arturs Zjuzins apontou o golo da equipa forasteira. 

O encontro entre Portugal e Lituânia assinala a 10ª ocasião em que a seleção nacional jogará no Estádio do Algarve. Vejamos como a equipa se sairá na ocasião.

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS