"Canoagem de Mar" Campeões triunfam em Lagoa

Desporto
Typography

Os internacionais portugueses, João Santos nos homens e Sara Rafael nas mulheres, bem como Bernardo Pereira nos Juniores, confirmaram o favoritismo vencendo a etapa inaugural do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar realizada em Lagoa num percurso e 14 km, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha.

O atleta do Naval de Sesimbra, João Santos, foi o primeiro a cruzar a linha de meta com o tempo de 1h03m00, com 48 segundos de vantagem sobre Fábio Cameira do Alhandra SC. O madeirense, Marco Gomes do Naval do Funchal foi 3º averbando 1h04m28.

Nas mulheres, Sara Rafael do Náutico do Litoral Alentejo, esteve no seu melhor nível vencendo com 1h13m53 e averbando a sua 7ª vitória consecutiva em outras tantas edições da prova. Nara Varela do Alhandra SC fez 2º com 1:19m05 e a apenas 3 segundos terminou Sofia Coelho, do Naval de Sesimbra, na 3ª posição.

O internacional Júnior, Bernardo Pereira, medalha de Bronze nos últimos Europeus, venceu de forma destacada. O madeirense do Naval da Calheta precisou de apenas 1h05m46 deixando Gonçalo Rosário do CC Setúbal e Rafael Faria do CMCosta do Sol, a mais de 3 minutos.

Com estas vitórias, os vencedores, todos actuais campeões nacionais, começam da melhor forma a defesa do título e a preparação do grande objectivo desta época, os Mundiais de Ocean Racing a realizar em Saint-Pierre de Quiberon na Bretanha, França.

Nas Juniores a vitória pertenceu a Micaela Silvestre, do Litoral Alentejano, com 1h22m08. Margarida Frazão, do CC Amora, reeditou o 2º lugar da edição anterior averbando 1h24m04 e Margarida Pinto, do CM Costa do Sol foi 3ª com 1h29m57.

TRIPULAÇÕES SS2 COM MUITOS CANDIDATOS AO TÍTULO NACIONAL

Nas tripulações, utilizando Surfskis bilugares, a vitória foi para Rafael Silva e Fábio Nunes do Fluvial Vilacondense, equipa de averbou o melhor tempo de prova desta edição de 2019 com 1h02m52, batendo a dupla do CC Setúbal constituída por Carlos Cruz e Ricardo Gomes, por 50 segundos. Os madeirenses Bruno Afonso e Luís Garcia, do Naval do Funchal terminaram em 3º com o tempo de 1h04m28. De salientar que nos homens, nenhuma das tripulações medalhadas no Campeonato Nacional da época transacta conseguiu terminar nos lugares de pódio.

Nas duplas mistas Nuno Henriques e Ana Valentim, do CC Amora, venceram ao sprint deixando os irmãos Esteves do CN Litoral Alentejano, atuais Campeões Nacionais, a pouco mais de 3 segundos averbando 1h06m21. A dupla de Gaia do KC510 constituída por Mário Santos e Joana Sousa terminou em 3º com 1h07m19.

VETERANOS EM BOA FORMA

Na categoria de Veteranos a modalidade de canoagem, de especialização tardia, aliada à componente altamente técnica da Canoagem de Mar, em que os atletas têm de saber aproveitar as condições de ondas e vento para aumentar a sua velocidade, vem provar que a idade não é impedimento ao alto-rendimento com os atletas veteranos a intrometerem-se na classificação absoluta. É também de referir que vários atletas veteranos optam por competir na categoria de Seniores.

Artur Tomaz, do CC Setúbal, venceu em Vet-A com 1h05m27 e começa da melhor forma a defesa do título nacional. Hugo Lima do Náutico de Fão, foi 2º com 1h07m21 e o açoriano, Eliseu Reis do CN de Angra do Heroísmo, averbou 1h11m01.

Nos Vet-B o pódio foi inteiramente para os atletas de Espanha com vitória de António Giron do Fluvial Barco, com 1h06m24, seguido de Rafael Rubiales, do CAN Eslora, com 1h10m44 e no 3º lugar terminou Juan-Luiz Venegas, do Piraguismo Granada, precisou de 1h11m56 para terminar a prova.

Nos Vet-C vitória para Élio Henriques, do CM Mondego, com 1h14m47, seguido de José Carmo do Fluvial Vilacondense com 1h22m42 e de Vítor Freitas, 3º classificado, com 1h28m18.

Nas mulheres a vitória foi para a atleta dos Castores do Arade, Ana Bebiano, nas Vet-A e Ana Duarte do Naval de Sesimbra venceu em Vet-a B com Maria Nóbrega do CC Amora a terminar na 2ª posição.

TRIPULAÇÕES SS2 VETERANOS

Nas duplas a vitória em Vet-A foi para os atuais campeões nacionais, Fernando Encarnação e Vasco Marcos, do Fluvial Odemirense, com 1h06m42, 2º lugar para Luís Ventura e João Rodrigues do CC Setúbal com 1h08m18 e em 3º terminaram os irmão Pedro e José Frazão do CNOC Armada com 1h09m13.

Nos Vet-B vitória para a dupla do clube organizador, os Castores do Arade, constituída por Nuno Silva e Sérgio Tavares, que averbou 1h11m24 batendo por margem confortável a equipa do CC Amora, constituída por Pedro André e Carlos Figueiredo.

CLUBE DO MAR COSTA DO SOL VENCE CLASSIFICAÇÃO COLETIVA

A nível colectivo a vitória foi para o Clube do Mar Costa do Sol que somou 13704 pontos, seguido do Náutico do Litoral Alentejano com 10772 e do CC Amora 9791 pontos. Os Castores do Arade terminaram na6ª posição com 6238 pontos num total de 23 Clubes participantes.

O EVENTO “LAGOA DOWNWIND”

A 7ª edição do “LAGOA - Downwind” foi uma organização da Câmara Municipal de Lagoa, através dos seus Serviços de Desporto e Juventude, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, num percurso e 14 km, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha e contou com a presença de 192 atletas de Portugal e Espanha.

A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da Canoagem de Mar devido aos ventos predominantes da região, que criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019 é constituído por 7 Etapas com início em Lagoa. O Algarve este ano foi palco de uma jornada dupla com a 2ª etapa a realizar-se em Portimão no domingo, dia 14 de Abril. A 3ª etapa realiza-se em Maio nos Açores (Lagoa, ilha de São Miguel), passando depois por Vila Nova de Milfontes em Junho. Em Julho será a vez de Viana do Castelo/Esposende receber a Taça do Mundo de Ocean Racing que será simultaneamente a 5ª etapa nacional. A Madeira (Funchal) receberá a 6ª etapa em Agosto e o nacional termina em Outubro em Oeiras.

Fonte: KCCACanoagemSegurancaCanoagemPraiaGrande1CanoagemJoaoSantosCanoagemSaraRafaelCanoagemBernardoPCanoagemFabioRafael

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS