Canoagem | Campeonato Nacional de Velocidade, Juniores, Seniores e Veteranos

Desporto
Typography

Dois títulos de Campeões Nacionais e três medalhas de bronze de um total de 9 finais “A” e três finais “B” foram os resultados alcançados pela equipa dos Castores do Arade no Campeonato Nacional de Canoagem de Velocidade. A prova realizou-se sob temperaturas bastantes elevadas, que dificultaram a prestação de todos os atletas, nos dias 4 e 5 de Agosto no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, e destinou-se apenas aos atletas dos escalões Juniores, Seniores e Veteranos.

EQUIPA DE JUNIORES EM DESTAQUE

A equipa de juniores venceu em duas distâncias olímpicas com o quarteto constituído por Iago Bebiano, Tomas Santos, Gonçalo Bento e Mário Cabede a dominarem o K4 500m vencendo com 1:30,066 minutos, menos 1,335 segundos do que a equipa do CN Litoral Alentejano e menos 1,485 do que a equipa do CCAmora que terminaram na 2ª e 3ª posições, respectivamente.

Foi um dos momentos mais importantes deste Campeonato Nacional, confirmar o valor desta equipa que há dois anos tinha feito história ao trazer o 1º título num K4 com atletas da formação, foram várias as equipas que aspiravam roubar este título aos Castores, mas a equipa demonstrou muita confiança e voltou a trazer este título para o Algarve.

Foram 4 os escalões que subiram ao pódio nas equipas de K4 dos Castores do Arade, dois títulos nacionais com as iniciadas e juniores e 2 terceiros lugares com os infantis e seniores femininas.

Na prova individual de 200m, Tomás Santos venceu confortavelmente o K1, com 37,745 segundos, menos 0,720 do que Francisco Santos do CN Ponte de Lima e Iago Bebiano conquistou a medalha de bronze a apenas 3 décimos da prata.

Esta dupla conquistou ainda a medalha de bronze no K2 1000m, ao cumprir a distância em 3:31,645 minutos, em prova vencida pela equipa do CCAmora com 3:28,794 minutos seguida do CNCrestuma com 3:30,649 minutos.

O atleta Gonçalo Bento garantiu uma final “B” no K1 1000m onde terminou na 3ª posição.

EQUIPA FEMININA NO PÓDIO

A equipa feminina conquistou a medalha de Bronze no K4 500m. O quarteto constituído por Ana Bebiano, Maria Cabrita, Rita Ângelo e Belén Acuña registou o tempo de 1:49,428 minutos assegurando o último lugar do pódio, por apenas 0,080 segundos, face à equipa do CCAmora. A vitória coube à equipa do CNMarecos e o segundo lugar foi para a equipa do CN Ponte de Lima.

As atletas dos Castores estiveram ainda em evidência ao conquistar três finais “A” e uma final “B” com Ana Bebiano a marcar presença nas duas finais “A” em distâncias Olímpicas terminando em 9º no K1 500m e em 8º no K1 200m. Maria Cabrita garantiu ainda a presença na final “B” do K1 200m, terminando na 2ª posição.

VETERANOS EM DUAS FINAIS

No escalão de veteranos foram alcançadas duas finais. Uma final “A” com a tripulação de K2 Vet-A 1000m, constituída por Nuno Silva, e Jorge Filipe, a terminar na 9ª posição e em K1 Vet-B 1000m, com António Luís, que venceu a final “B”.

KCCA NO TOP-10 NACIONAL COLETIVO

Estes resultados somam-se aos dois títulos nacionais, um de vice-campeã nacional e uma medalha de bronze, 9 finais “A” e 4 finais “B”, conquistados há uma semana no Campeonato Nacional de Canoagem de Velocidade destinado aos atletas dos escalões Iniciados, Infantis e Cadetes. No acumulado os Castores do Arade garantiram o 8º lugar da geral colectiva com 996 pontos, entre 52 Clubes. O Náutico de Ponte de Lima foi o grande vencedor seguido do Náutico de Prado e do GDRGemeses.

O Campeonato Nacional de Velocidade foi organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceira com o Município de Montemor-o-Velho. Esta foi a última prova realizada no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho antes do Campeonato do Mundo Absoluto, que se realiza, pela primeira vez em Portugal, entre os dias 22 e 26 de Agosto. Competição que reunirá a elite mundial em Portugal no total de cerca de 1500 atletas de 80 países a que se somam as respectivas comitivas.

A equipa principal dos Castores vai entrar de férias e retomar os treinos no mês de Setembro, o Presidente e treinador Nuno Silva fez um balanço muito positivo da prestação de todos os atletas. O grupo está muito unido e tem conseguido integrar os novos atletas que vão permitindo renovar os diversos escalões. Neste momento, ainda falta o Campeonato Nacional 1ª Pagaiadas onde participam os atletas federados pela 1ª vez na canoagem e o atleta Iago Bebiano ainda tem uma participação internacional, o Olympic Hopes, que irá realizar em setembro. No posto náutico municipal, dezenas de atletas vão continuar a treinar com as professoras Beatriz Reis e Rita Ângelo.

Fonte: KCCACanoagem2Canoagem3Canoagem4Canoagem5Canoagem6

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS