Banner Alto Página

Outro 10 de Junho Melhor Portugal

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

Grande Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas, em Massachusetts e Rhode Island, com a visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, numa comitiva de personalidades com primeiro ministro António Costa, e Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro. Prestigiou-se mais a Comunidade, e com a bandeira portuguesa como todos os anos, hasteada nesta altura em muitos edifícios públicos a realçar o Dia de Portugal.

Magnífica ideia dos atuais governantes portugueses celebrar o 10 de Junho além fronteiras. A meu ver justifica-se. Estes Dias no seu título na sua dedicação, mencionam Comunidades Portuguesas, portanto tem a sua lógica irem ao encontro dos milhões de portugueses(as) espalhados por esse mundo fora, e que este ano calhou por esta Comunidade neste grande País que nos acolheu que são os Estados Unidos da América. Porquanto mais, à volta do nosso escritor e poeta Luís Vaz de Camões a que o 10 de Junho é muito dedicado. Ele foi além-mar, arriscou, e seu nome e figura são irreversíveis no coletivo Português.

Hoje muita gente não sabe - esquecidos não faltam, que no tempo que eleições em Portugal eram disfarce, votavam uma minoria, o 10 de Junho era mais nacionalismo e raça portuguesa. Com a Democracia vieram vendo que este Dia tinha de se expandir, merecia mais, outro cerimonial, e brilho pelas Comunidades. Muito melhor estando agora novo Portugal à altura devida.

Quem nos dera que muitos dos nossos descendentes por aqui, fossem mais sensíveis pela Terra de origem de seus pais e avós. No entanto sempre haverá quem atribua importância festejar sempre Portugal. País rico em sabores, e admirável artesanato. Chamado Jardim à beira-mar plantado. Nada melhor que visitá-lo, experimentar a essência desses lugares com o Insular das ilhas Açoreanas e da Madeira.

Sabemos que valorizar Portugal, não somente em tempo de celebrações ao seu Dia. É sempre, por exemplo os seus desportistas e músicos que têm sido exemplares na fulgurância da Pátria Lusa perpetuada com o trinar da guitarra. Primada de sol, mais a sul e abraçada de mar.

Desta vez, o Navio Escola Sagres navegante embaixador de Portugal pelo Mundo, ancorado em Boston por estes dias, veio engrandecer o 10 de Junho. Com a sua presença, pensar Algarve está mais ao de cima no pensamento.

A celebrar este 10 de Junho tivemos em Providence. A parada, músicas e danças portuguesas foi um autêntico espetáculo a embelezar o nosso Dia. À noite veio o inspirado Presidente Marcelo, que deu início ao festival WaterFire com desfile de tochas, a juntar-se melhor à Marca Portugal. O entusiasmo a emoção foram grandes, fomos tocados pela presença do supremo magistrado da República Portuguesa, na sua afeição apertos de mão e suas palavras. Foi outro 10 de Junho, cheio de vivas a Portugal!

Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts,E.U.A.10junhoEUA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS